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MOÇÃO DE APOIO AO PROFESSOR MARCOS SORRENTINO E DE REPÚDIO À PERSEGUIÇÃO POLÍTICA NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO

Os docentes, pesquisadores, assessores e membros dos movimentos sociais presentes no  VIII Simpósio Internacional de Geografia Agrária , em 5 de novembro de 2017, em Curitiba, Paraná, vêm manifestar o seu apoio ao professor   Marcos Sorrentino da Escola Superior de Agronomia Luís de Queiroz da Universidade de São Paulo, que se tornou alvo de uma sindicância devido ao fato de o laboratório que ele coordena ter organizado em parceria com o MST uma Jornada Universitária em Apoio à Reforma Agrária. De modo semelhante, no Instituto Federal Catarinense, Campus de Abelardo Luz, Ministério Público e Polícia Federal promoveram uma ação de apreensão de instrumentos de trabalho dos servidores públicos Maicon Fontanive e Ricardo Velho. Além disso, solicitaram o afastamento deles de suas funções no Instituto Federal Catarinense e quebraram o sigilo telefônico dos funcionários e da reitora Sonia Regina. O MPF alegou que houve diversas irregularidades no campus en...

MOÇÃO DE REPÚDIO AO SUCATEAMENTO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E CORTES NA EDUCAÇÃO

Nós, participantes do VIII Singa, repudiamos o processo de desmonte do Ensino Superior Público em curso no Brasil. Os ataques desferidos pelo governo federal e pelos governos estaduais contra as universidades públicas fazem parte de um conjunto mais amplo de ataques aos direitos dos trabalhadores e de destruição dos serviços públicos no país. Os cortes de verbas de custeio e de assistência estudantil, os cortes de verbas no PRONERA e no PIBID, a expansão da terceirização e a precarização das relações de trabalho no interior das universidades tornam cada vez mais inviável a manutenção da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, prejudicam a qualidade do ensino e dificultam a permanência dos estudantes, em especial daqueles de mais baixa renda, cotistas e que estudam em regime de alternância. Trata-se de um movimento articulado contra o caráter público, gratuito e laico das universidades públicas brasileiras e contra o processo de democratização que vinha se aprofundando nos ú...