Pular para o conteúdo principal

Comissão de Direitos Humanos pressiona pela regularização fundiária da maior ocupação do Paraná

 

CDHC entende que não existe impedimento legal para que a regularização fundiária da área seja iniciada - Foto: Bruno Soares


A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) se fez presente, na manhã de sexta-feira (15), em Foz do Iguaçu, região oeste do estado, para conhecer a realidade dos moradores que vivem na ocupação urbana considerada a maior do Paraná. Conhecida como “Ocupação Bubas”, a área com cerca de 400 hectares conta com uma população estimada em mais de oito mil pessoas que vivem sem acesso a serviços básicos de habitação e moradia.


“Realizamos esta diligência a pedido do presidente da CDHC, deputado Tadeu Veneri (PT), para conhecermos a realidade dos moradores e registrarmos de forma oficial a história desta que é a maior ocupação urbana do estado. Nosso objetivo fundamental com essa visita é a elaboração de um relatório que buscará comprometer as autoridades e órgãos competentes com a devida regularização fundiária, bem como a garantia dos serviços básicos à comunidade”, informa a assessora Thais Giselle Diniz Santos.

De acordo com Diniz Santos, a CDHC entende que não existe impedimento legal para que a regularização fundiária da área seja iniciada. “Tendo em vista que o pedido de reintegração movido pelo proprietário do imóvel foi considerado improcedente e a Justiça já reconheceu o direito à permanência das famílias no local. Isso significa que, do ponto de vista judicial, a comunidade está consolidada, não há barreira alguma para que a situação da ocupação seja devidamente regularizada”, explica a assessora da CDHC.

Acompanhada de lideranças locais, Thais percorreu parte da ocupação para ouvir relatos dos moradores e verificar as condições de moradia a que estão submetidos. “Pude observar que a ocupação está efetivamente consolidada, com boa parte das ruas nominadas e as casas numeradas. Me chamou atenção o zelo dos moradores com seus quintais e também o espírito de solidariedade entre vizinhos, sobretudo em tempos de insegurança alimentar que tem se agravado em razão da pandemia", completa.

Para a presidente da Associação dos Moradores da Ocupação Bubas, Maria Lúcia Batista, a demora para regularização da ocupação se resume à falta de vontade política. “Eu acredito que o nosso problema não é resolvido por falta de interesse político do poder público. Precisamos que algo seja feito com urgência para darmos o mínimo de dignidade às mais de duas mil famílias que vivem aqui”, defende.

Segundo a liderança, a responsabilidade sobre o processo de regularização fundiária se tornou um “jogo de empurra”. “O prefeito joga pro Governo do Estado, o estado diz que é com a prefeitura, e no meio disso estão os moradores que vivem sem segurança nenhuma. Receber a visita de um representante da Assembleia Legislativa nos traz esperança de que algo ainda será feito”, diz.

No mesmo sentido, a educadora popular e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), Cecília Angileli, pontuou a necessidade de regularização da área. “Essas famílias precisam dessa segurança e isso se dará com a efetivação do processo de regularização. Do contrário, veremos a continuidade do crescimento desordenado da ocupação com o aumento também dos conflitos numa área de grande especulação imobiliária”, avalia a pesquisadora.

Audiência virtual

Promovida a pedido do Tribunal de Justiça do Paraná, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado, será realizada, no próximo dia 26 de outubro, uma audiência pública remota, transmitida ao vivo pela TV Assembleia e redes sociais da Alep. O evento é aguardado com ansiedade pelos moradores da ocupação.

“É um momento em que teremos a oportunidade de falarmos e sermos ouvidos por autoridades que podem nos ajudar. Temos fé que algo de concreto será decidido nesta audiência”, finaliza Maria Lúcia Batista.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Foz do Iguaçu informou que não iniciou o processo de urbanização no local “porque ainda não há amparo legal para intervenções na área, que é privada.”

Por sua vez, o Governo do Paraná rebateu a justificativa do município. “A discussão sobre eventual indenização à família proprietária e sobre o responsável pelo seu pagamento em nada interfere na possibilidade de realização de regularização fundiária da área. Isto pelo fato de que a reintegração de posse já foi julgada improcedente, bem como porque a Lei 13.465/2017 determina a possibilidade de regularização fundiária urbana mesmo em áreas ocupadas.”

Bruno Soares

Edição: Lia Bianchini

Leia na íntegra: https://www.brasildefatopr.com.br/2021/10/18/comissao-de-direitos-humanos-pressiona-pela-regularizacao-fundiaria-da-maior-ocupacao-do-parana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​JÁ ESTÁ DISPONÍVEL EM E-BOOK O ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA NO PARANÁ

Um esforço coletivo do Observatório da Questão Agrária no Paraná junto a movimentos sociais e povos e comunidades que mostram a diversidade das relações, práticas e dos conflitos pela terra e território paranaenses.   Convidamos a todxs a se apropriar dessa leitura ampla e crítica sobre o campo no estado e esperamos que o Atlas seja objeto de leitura e divulgação, de uso como material didático e de formação, e acima de tudo que possa contribuir ao debate sobre o Paraná que temos e o que queremos.   Logo abaixo você pode clicar na imagem e Baixar o documento para ter acesso ao Atlas e desfrutar da leitura:  

NOTA DE REPÚDIO

A Rede de Pesquisadores sobre a Questão Agrária no Paraná, integrada por pesquisadores de oito universidades públicas do estado, vem a público manifestar preocupação em face do cerceamento do exercício profissional da Geógrafa e pesquisadora Márcia Yukari Mizusaki, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) por meio de ameaças motivadas pelo trabalho realizado junto às comunidades indígenas   do Município de Dourados, no Mato Grosso do Sul. À preocupação com esse que poderia ser um ato isolado, perpetrado por indivíduos que sentem-se à vontade para atentar contra os Direitos Constitucionais da servidora e dos indígenas, soma-se o repúdio à semelhante conduta do Jornal Diário MS, veículo de imprensa investido da tarefa pública de informação graças à concessão de que desfruta. A materia "Índios ampliam invasões de propriedades em Dourados", assinada por Marcos Santos, publicada no dia 22 de agosto último, é um exercício explícito de incitação à intolerância étnica