Pular para o conteúdo principal

Seminário internacional discute o fortalecimento da agroecologia e as consequências do uso dos agrotóxicos à saúde e à natureza

 


MPT Paraná 

(Curitiba, 18/11/2022) Entre os dias 7 e 9 de dezembro será realizado, em Curitiba, o III Seminário Internacional “Fortalecimento da agroecologia, consequências dos agrotóxicos à saúde humana e à natureza e uma abordagem de vigilância em saúde”. O evento é voltado a estudantes, pesquisadores, agricultores e representantes de movimentos sociais e de entidades públicas e privadas que trabalhem ou tenham interesse nestes temas. O seminário será realizado no auditório do Campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Além de atualizar a situação do uso dos agrotóxicos e consequências para a saúde humana e ambiental, os objetivos do seminário são: apresentar pesquisas sobre agrotóxicos e agroecologia; dar voz aos trabalhadores/trabalhadoras da agroecologia, populações atingidas por agrotóxicos e organizações apoiadoras; discutir a regulação dos agrotóxicos e a vigilância popular da saúde das populações expostas a estes produtos; atualizar o desenvolvimento da agroecologia no Brasil e América Latina; fortalecer a rede das guardiãs e os guardiões das sementes crioulas; discutir a segurança alimentar e o papel da vigilância na saúde dos trabalhadores, trabalhadoras e populações expostas. 

Atividade Externa - No dia 10 de dezembro de 2022 será realizada atividade externa, com visitação no Assentamento da Reforma Agrária José Lutzemberger – Filhos da Terra, localizado no Município de Antonina. Neste local estará acontecendo a 3ª Festa da Reforma Agrária Popular. 

Pesquisas e feira – A partir das 14h do dia 7 de dezembro, antes da abertura oficial do Seminário, estudantes e pesquisadores já selecionados farão apresentações de pesquisas de agroecologia e agrotóxicos. E além de atividades acadêmicas e culturais, haverá ainda uma feira permanente de produtos agroecológicos e espaço para troca de sementes, na área externa. 

Abertura – A Conferência “Geografia do uso de agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia”, com a pesquisadora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP) Larissa Bombardi, marcará o início oficial do Seminário, às 18h. 

A conversa será seguida pelo lançamento do documentário "Travessias em busca da agroecologia", de Beto Novaes, e da conferência “As consequências do Projeto do Agronegócio para a população”, com João Pedro Stédile (MST). 

Nos dois dias seguintes, serão realizadas, das 8h30 às 18h, intervenções culturais, conferências, mesas de debates e lançamentos de obras. Confira a programação completa aqui. 

 

Leia a matéria na íntegra em: 

Fonte: Ministério Público do Trabalho no Paraná 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​JÁ ESTÁ DISPONÍVEL EM E-BOOK O ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA NO PARANÁ

Um esforço coletivo do Observatório da Questão Agrária no Paraná junto a movimentos sociais e povos e comunidades que mostram a diversidade das relações, práticas e dos conflitos pela terra e território paranaenses.   Convidamos a todxs a se apropriar dessa leitura ampla e crítica sobre o campo no estado e esperamos que o Atlas seja objeto de leitura e divulgação, de uso como material didático e de formação, e acima de tudo que possa contribuir ao debate sobre o Paraná que temos e o que queremos.   Logo abaixo você pode clicar na imagem e Baixar o documento para ter acesso ao Atlas e desfrutar da leitura:  

NOTA DE REPÚDIO

A Rede de Pesquisadores sobre a Questão Agrária no Paraná, integrada por pesquisadores de oito universidades públicas do estado, vem a público manifestar preocupação em face do cerceamento do exercício profissional da Geógrafa e pesquisadora Márcia Yukari Mizusaki, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) por meio de ameaças motivadas pelo trabalho realizado junto às comunidades indígenas   do Município de Dourados, no Mato Grosso do Sul. À preocupação com esse que poderia ser um ato isolado, perpetrado por indivíduos que sentem-se à vontade para atentar contra os Direitos Constitucionais da servidora e dos indígenas, soma-se o repúdio à semelhante conduta do Jornal Diário MS, veículo de imprensa investido da tarefa pública de informação graças à concessão de que desfruta. A materia "Índios ampliam invasões de propriedades em Dourados", assinada por Marcos Santos, publicada no dia 22 de agosto último, é um exercício explícito de incitação à intolerância étnica