Conflitos e resistência no Paraná

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

IV JORNADA DE PESQUISAS SOBRE A QUESTÃO AGRÁRIA NO PARANÁ (IV JPQA-PR)



3ª CIRCULAR
















PROGRAMAÇÃO COMPLETA

PERÍODO
13/11
14/11
15/11
Manhã
08h-10h
Acolhida/Credenciamento
Trabalho de Campo

Ocupações indígenas no Oeste do Paraná
Mesa Redonda

QUESTÃO AGRÁRIA E OS CONFLITOS DE FRONTEIRA NO PARANÁ

Paulina Cunha Takua Rokavy Ponhy Martines
Liderança Indígena Tekoha Y’hovy Guaíra/PR

João Benjamim Franco
Movimento dos Ilhéus do Rio Paraná
Guaíra/PR

Inés Franceschelli
Instituto BASE Investigaciones Sociales
Assunción/Paraguai

09h-12h
Reunião da rede de pesquisadores da Questão Agrária no Paraná
Tarde
14h – 17h
Grupos de Trabalhos (GTs)

·         Desenvolvimento territorial e políticas públicas;
·         Conflitos e movimentos sociais;
·         As contradições do processo de modernização da agricultura;


Mística


Plenária conjuntura agrária
Avaliação final
Noite
19h-20h


20h-22h










22h-22h30m
Mística

Abertura

Conferência de abertura

QUESTÃO AGRÁRIA: NOVOS E VELHOS CONFLITOS

Prof. Dr. Carlos Frederico Marés de Souza Filho
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) - Curitiba/PR


Coquetel de abertura

Pós-campo









Confraternização
OBS.: Durante a Jornada será realizada a Feira dos Produtos da Terra.


INSCRIÇÕES

- Alunos de graduação, pós-graduação e professores da rede básica: R$ 30,00.
- Professores/Pesquisadores: R$ 60,00.
- Integrantes de Movimentos Sociais, Organizações do campo, Indígenas, camponeses e povos tradicionais: gratuita.

FORMAS DE PAGAMENTO DAS INSCRIÇÕES

Depósito Bancário identificado na Conta Corrente, conforme segue:
Banco: Itaú
Agência: 2967
Conta corrente: 05315-4
Titular: FUNDECAMP
Os comprovantes de depósito com as informações do depositante deverão ser enviados para: fundecamp@gmail.com, com cópia para jornadaagraria@gmail.com.


ENVIO DOS TRABALHOS

O trabalho apresentado deverá ser submetido a um dos três Grupos de Trabalhos, pois o(s) autor(es) dever(á)(ão) participar do GT escolhido durante todo o evento. O autor principal deverá inscrever somente um trabalho.


GRUPOS DE TRABALHO (GTs)

01- Desenvolvimento territorial e políticas públicas;
02- Conflitos e movimentos sociais;
03- As contradições do processo de modernização da agricultura;


METODOLOGIA DOS GT’s

Os GT’s se constituem como espaços de reflexão e troca de experiências entre os participantes e não de apresentações individuais dos trabalhos. O propósito é que as sessões funcionem como um momento de debate e aprofundamento de questões relevantes ao campo de discussão de cada GT. A condução do debate pelos coordenadores também será marcada pela apresentação, no início de cada GT, de uma síntese comentada dos textos, organizada segundo diferentes temas de discussão cabendo complementações e comentários por parte dos autores. A síntese será divulgada com antecedência e é fundamental que todos leiam este material e organizem sua intervenção dialogando, na medida do possível, com os “tópicos para aprofundamento” sugeridos pelos coordenadores.




1. O resumo expandido deverá ser submetido a um dos três Grupos de Trabalhos (GTs), pois o(s) autor(es) deverá(ão) participar do GT escolhido. Os trabalhos poderão ser escritos e submetidos através dos grupos de pesquisa (a partir da elaboração de síntese das pesquisas realizadas pelos grupos) ou pesquisas individuais, relatos de experiências coletivas, depoimentos de lutas sociais (populares, sindicais, quilombolas, indígenas, camponesas, faxinalenses, ribeirinhos, pescadores etc.).

2. A estrutura do resumo deverá contemplar: 
      a)     Título (escrito em maiúsculo, negrito e centralizado);
     b)   A autoria do trabalho deve constar abaixo do título do trabalho, justificada à direita, sendo o primeiro nome do autor e o segundo do co-autor(es). Em caso de trabalho coletivo colocar os nomes em ordem alfabética. Inserir em nota de rodapé o explicativo referente à organização pertencente (grupo de pesquisa, movimentos sociais, coletivos etc.) e os endereços eletrônicos de contato (e-mail);
      c)    O resumo deverá ser escrito em página formato A4, com todas as margens de dois (02) cm, em espaçamento entre linhas 1,5, com recuo para parágrafos de dois (02) cm e fonte Times New Roman tamanho 12. O resumo expandido deve ser de no mínimo três (03) e de no máximo cinco (05) páginas em formato “.doc”;
     d)  O resumo expandido deverá conter: introdução; desenvolvimento (caso tenha subtítulos, os mesmos deverão ser escritos em negrito, primeira letra em maiúscula e as demais com letras minúsculas, alinhado à esquerda e não numerado); considerações finais; e referências. Citações e referências devem estar conforme normas vigentes da ABNT.


PROCEDIMENTOS PARA ENVIO DOS TRABALHOS

1 - O envio dos trabalhos deverá ser feito unicamente por meio eletrônico, através de acesso ao Sistema de Gerenciamento de Eventos da Unioeste (SGEV). Para quem já possui cadastro no sistema acessar: https://server1.midas.unioeste.br/login/#/. Para quem não possui cadastro, solicitar no endereço: http://midas.unioeste.br/sgev/participar;

2 – No momento do envio dos resumos, o(s) autor(es) deverão indicar a qual GT o seu trabalho está vinculado;

3 - A aceitação dos trabalhos estará condicionada a sua aprovação pela respectiva coordenação de GT e ao pagamento da inscrição dos autores;

4 - Os resumos expandidos deverão ser submetidos no Sistema até às 23h59min do dia 15 de setembro de 2016;

5 - A lista dos trabalhos aprovados, juntamente com as sínteses de cada GT será divulgada até o dia 30 de outubro de 2016;


ALOJAMENTOS

O evento disponibilizará alojamentos gratuitos àqueles que tiverem interesse. Os alojamentos contarão com vestiários masculinos e femininos com chuveiros elétricos e banheiros. Aos que optaram por esta modalidade deverão trazer seus respectivos colchões, roupa de cama e material de higiene pessoal. Para fins de organização, solicitamos aos interessados em utilizar os alojamentos que façam sua confirmação via o e-mail jornadaagraria@gmail.com até o dia 01/11/2016.

LOCAL DE REALIZAÇÃO

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Marechal Cândido Rondon
Rua Pernambuco, 1777 - Centro
CEP: 85960 000 – Marechal Cândido Rondon, PR – Brasil

INFORMAÇÕES
Laboratório GEOLUTAS: (45) 3284-7883
Colegiado do curso de Geografia: (45) 3284-7850