Pular para o conteúdo principal

15° Festa das Sementes em Planalto-PR, Sementes da Resistência: Compromisso das Gerações


Ocorreu mês passado dia 12 de julho, a 15° Festa das Sementes no sudoeste do Paraná, desta vez foi realizada no município de Planalto, com o tema “Sementes da Resistência: Compromisso das Gerações”. 

Um evento voltado para Agricultores Familiares com o intuito de fortificar a ideia de sustentabilidade e coletividade agrícola, abordando esses temas o pós-doutor em sociologia atuante na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Antônio Andrioli, tendo sua palestra dentro da programação do evento, onde ocorreu das 10 horas as 11:30 da manhã.

Antônio Andrioli buscou apresentar aos agricultores presentes no evento que ser agricultor não é apenas para se visar lucro, mas sim todo um modo de vida, muito expresso em uma frase dita por ele na palestra: “Um agricultor não se tem lucro, mas sim renda, no momento em que o agricultor busca se ter lucro, ele vai ter esse lucro apenas explorando o trabalho de alguém”, e Andrioli ainda expressando-se sobre esse tal lucro explanou que para um agricultor crescer e obter mais rendimentos ele buscará ter mais terras, e se algum agricultor cresce outro irá perder.

A programação do evento foi a seguinte:
9:00 –   Animação e acolhida
9:30 –   Abertura com mística
9:45 –  Apresentação dos municípios/entidades
10:00 –  Painel: Sementes da Resistência: Compromisso das Gerações. (Antônio Andrioli – UFFS)
11:30 as 12:30 – Musica e animação
12:30–  Almoço
13:30 as 14:00 – Musica e animação
14:00 – Partilha das Sementes
15:00 – Enceramento com partilha de frutas e alimentos
                  
         O evento busca incentivar a produção orgânica, ocorrendo a troca de diferentes variedades de sementes e também plantas, onde foi aberto ao publico a distribuição das mais diversas variedades de sementes, e da participação de quem quisesse trocar ou distribuir alguma variedade de semente ou planta, a seguir a imagem do ginásio de esporte do município de Planalto a partir das 14 horas no momento da partilha das sementes.
         A festa da semente é um evento de grande significado no sudoeste do Paraná para Agricultura Familiar e para toda uma agricultura voltada à sustentabilidade, dando credibilidade, força e voz a todos os que lutam em prol de agricultura sustentável, livre de agrotóxicos e igualitária.

Postagens mais visitadas deste blog

​JÁ ESTÁ DISPONÍVEL EM E-BOOK O ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA NO PARANÁ

Um esforço coletivo do Observatório da Questão Agrária no Paraná junto a movimentos sociais e povos e comunidades que mostram a diversidade das relações, práticas e dos conflitos pela terra e território paranaenses.   Convidamos a todxs a se apropriar dessa leitura ampla e crítica sobre o campo no estado e esperamos que o Atlas seja objeto de leitura e divulgação, de uso como material didático e de formação, e acima de tudo que possa contribuir ao debate sobre o Paraná que temos e o que queremos.   Logo abaixo você pode clicar na imagem e Baixar o documento para ter acesso ao Atlas e desfrutar da leitura:  

NOTA DE REPÚDIO

A Rede de Pesquisadores sobre a Questão Agrária no Paraná, integrada por pesquisadores de oito universidades públicas do estado, vem a público manifestar preocupação em face do cerceamento do exercício profissional da Geógrafa e pesquisadora Márcia Yukari Mizusaki, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) por meio de ameaças motivadas pelo trabalho realizado junto às comunidades indígenas   do Município de Dourados, no Mato Grosso do Sul. À preocupação com esse que poderia ser um ato isolado, perpetrado por indivíduos que sentem-se à vontade para atentar contra os Direitos Constitucionais da servidora e dos indígenas, soma-se o repúdio à semelhante conduta do Jornal Diário MS, veículo de imprensa investido da tarefa pública de informação graças à concessão de que desfruta. A materia "Índios ampliam invasões de propriedades em Dourados", assinada por Marcos Santos, publicada no dia 22 de agosto último, é um exercício explícito de incitação à intolerância étnica