Pular para o conteúdo principal

Famílias assentadas denunciam incêndio criminoso no Paraná

O fogo já destruiu 30 hectares de preservação permanente, plantação de cana, pastagem, árvores e a horta orgânica.


1 de agosto de 2018 11h39
Por Coletivo de Comunicação do MST/Paraná
Da Página do MST


PHOTO-2018-07-31-21-38-29(1).jpg
As 25 famílias do Assentamento Santa Maria, em Paranacity-PR, que produzem leite, iogurte, açúcar mascavo e melados orgânicos, denunciam um incêndio criminoso, que já destruiu 30 hectares da área plantada.


Segundo o relato das famílias assentadas, o incêndio ocorreu no último domingo (29/07). Com a vegetação seca, o fogo se alastrou rapidamente e alcançou a plantação de cana, pastagem, árvores e da horta orgânica. Desde o último dia 24/07, as famílias vêm sofrendo com focos de incêndios que destruíram grande parte da área de preservação permanente do assentamento.



Os assentados registraram Boletim de Ocorrência e cobram das autoridades a investigação do crime e a punição dos responsáveis.










PHOTO-2018-07-31-21-38-29(2).jpg

Este era para ser um mês de comemoração, já que em julho as famílias comemoram 25 anos de conquista do assentamento, mas, segundo o assentado Jacques Pellenz, as famílias estão enfrentado com a tristeza e o prejuízo de ataques criminosos de incêndios.


“Nossa horta, que é um exemplo de produção orgânica foi queimada. Toda a nossa produção inclusive é orgânica, não utilizamos a queima. Com isso a gente calcula um prejuízo, que é de mais de R$ 500 mil, que vamos ter. Comprometendo ainda a safra do ano que vem. Pra nós é uma tristeza muito grande”, lamenta Pellenz.



A assentada e tecnóloga em agroecologia, Daniela Calza, também sente em ver o trabalho coletivo das famílias assentadas há 25 anos no local, referência em produção orgânica e agroecológica no Paraná, ser destruído por incêndios criminosos.



“Era pra gente estar comemorando os 25 anos de trabalho coletivo, que tem gerado a produção de comida limpa e saudável, sem o uso de agrotóxicos, renda e melhoria das condições de vida para os camponeses e gera trabalho paras as famílias de Paranacity. As crianças, tristes, choram e estão traumatizadas”, conta.

PHOTO-2018-07-31-21-38-29.jpg







Esse é o segundo ano consecutivo que o assentamento sofre com incêndios criminosos. Ano passado a reserva legal foi atacada, com pontos de incêndios, iniciados em diversos locais diferentes e de forma simultânea. Até o momento a polícia não encontrou os responsáveis.



O assentamento está localizado na região noroeste do Paraná, no local também funciona a Copavi (Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória).



O MST repudia os incêndios criminosos e a violência contra as famílias da Copavi. Esse foi o segundo ataque com incêndio na semana em áreas de Reforma Agrária.


PHOTO-2018-07-31-21-38-29(3).jpg

*Editado por Rafael Soriano

Postado originalmente em: http://www.mst.org.br/2018/08/01/familias-assentadas-denunciam-incendio-criminoso-no-parana.html

Postagens mais visitadas deste blog

​JÁ ESTÁ DISPONÍVEL EM E-BOOK O ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA NO PARANÁ

Um esforço coletivo do Observatório da Questão Agrária no Paraná junto a movimentos sociais e povos e comunidades que mostram a diversidade das relações, práticas e dos conflitos pela terra e território paranaenses.   Convidamos a todxs a se apropriar dessa leitura ampla e crítica sobre o campo no estado e esperamos que o Atlas seja objeto de leitura e divulgação, de uso como material didático e de formação, e acima de tudo que possa contribuir ao debate sobre o Paraná que temos e o que queremos.   Logo abaixo você pode clicar na imagem e Baixar o documento para ter acesso ao Atlas e desfrutar da leitura:  

NOTA DE REPÚDIO

A Rede de Pesquisadores sobre a Questão Agrária no Paraná, integrada por pesquisadores de oito universidades públicas do estado, vem a público manifestar preocupação em face do cerceamento do exercício profissional da Geógrafa e pesquisadora Márcia Yukari Mizusaki, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) por meio de ameaças motivadas pelo trabalho realizado junto às comunidades indígenas   do Município de Dourados, no Mato Grosso do Sul. À preocupação com esse que poderia ser um ato isolado, perpetrado por indivíduos que sentem-se à vontade para atentar contra os Direitos Constitucionais da servidora e dos indígenas, soma-se o repúdio à semelhante conduta do Jornal Diário MS, veículo de imprensa investido da tarefa pública de informação graças à concessão de que desfruta. A materia "Índios ampliam invasões de propriedades em Dourados", assinada por Marcos Santos, publicada no dia 22 de agosto último, é um exercício explícito de incitação à intolerância étnica