Pular para o conteúdo principal

Educadores participam de curso sobre a educação do campo

No dia 30 de agosto, aproximadamente 130 educadores que atuam nas escolas que ofertam a Educação do Campo, no Núcleo Regional da Educação de Apucarana, participaram do curso proferido pela Professora PhD Eliane Tomasi Paulino.



A formação continuada realizada em parceria com o Sistema Fecomércio SESC, teve como objetivo fornecer instrumentos teórico-empíricos inerentes ao cotidiano do educando que vive no campo, para que os professores, agentes educacionais, pedagogos e diretores saibam como tratar as problemáticas agrárias, evitando assim a estigmatização dos sujeitos que ali vivem.

Como ressaltou a Chefe do NRE de Apucarana, Maria Onide Ballan Sardinha, “a Educação do Campo é uma política pública do Estado do Paraná, expressão da política nacional de resgate histórico-social quanto à obrigatoriedade de acesso à Educação”. Complementa, “dessa forma, fundamentar e capacitar os educadores dentro do contexto específico, faz-se necessário para a melhoria da qualidade do processo ensino e aprendizagem”.

Na ocasião, conteúdos inerentes a geopolítica e agricultura; modelos agrícolas voltados à segurança e soberania alimentar; concepções de desenvolvimento rural no seio das políticas públicas; bem como o papel da escola para a construção de um modelo agrícola socialmente inclusivo e ambientalmente sustentável foram trabalhados.
As técnico-pedagógicas Carla Coccia (NRE-Apucarana) e Angela Maria da Silva (SESC-Apucarana) acompanharam todo o evento, que foi recheado de atividades artístico-culturais.

Fonte: Assessoria de Comunicação do NRE de Apucarana
Postado originalmente em: http://questaoagrariapr.webs.com em 10 de setembro de 2013

Postagens mais visitadas deste blog

​JÁ ESTÁ DISPONÍVEL EM E-BOOK O ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA NO PARANÁ

Um esforço coletivo do Observatório da Questão Agrária no Paraná junto a movimentos sociais e povos e comunidades que mostram a diversidade das relações, práticas e dos conflitos pela terra e território paranaenses.   Convidamos a todxs a se apropriar dessa leitura ampla e crítica sobre o campo no estado e esperamos que o Atlas seja objeto de leitura e divulgação, de uso como material didático e de formação, e acima de tudo que possa contribuir ao debate sobre o Paraná que temos e o que queremos.   Logo abaixo você pode clicar na imagem e Baixar o documento para ter acesso ao Atlas e desfrutar da leitura:  

NOTA DE REPÚDIO

A Rede de Pesquisadores sobre a Questão Agrária no Paraná, integrada por pesquisadores de oito universidades públicas do estado, vem a público manifestar preocupação em face do cerceamento do exercício profissional da Geógrafa e pesquisadora Márcia Yukari Mizusaki, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) por meio de ameaças motivadas pelo trabalho realizado junto às comunidades indígenas   do Município de Dourados, no Mato Grosso do Sul. À preocupação com esse que poderia ser um ato isolado, perpetrado por indivíduos que sentem-se à vontade para atentar contra os Direitos Constitucionais da servidora e dos indígenas, soma-se o repúdio à semelhante conduta do Jornal Diário MS, veículo de imprensa investido da tarefa pública de informação graças à concessão de que desfruta. A materia "Índios ampliam invasões de propriedades em Dourados", assinada por Marcos Santos, publicada no dia 22 de agosto último, é um exercício explícito de incitação à intolerância étnica