Conflitos e resistência no Paraná

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Educadores participam de curso sobre a educação do campo

No dia 30 de agosto, aproximadamente 130 educadores que atuam nas escolas que ofertam a Educação do Campo, no Núcleo Regional da Educação de Apucarana, participaram do curso proferido pela Professora PhD Eliane Tomasi Paulino.



A formação continuada realizada em parceria com o Sistema Fecomércio SESC, teve como objetivo fornecer instrumentos teórico-empíricos inerentes ao cotidiano do educando que vive no campo, para que os professores, agentes educacionais, pedagogos e diretores saibam como tratar as problemáticas agrárias, evitando assim a estigmatização dos sujeitos que ali vivem.

Como ressaltou a Chefe do NRE de Apucarana, Maria Onide Ballan Sardinha, “a Educação do Campo é uma política pública do Estado do Paraná, expressão da política nacional de resgate histórico-social quanto à obrigatoriedade de acesso à Educação”. Complementa, “dessa forma, fundamentar e capacitar os educadores dentro do contexto específico, faz-se necessário para a melhoria da qualidade do processo ensino e aprendizagem”.

Na ocasião, conteúdos inerentes a geopolítica e agricultura; modelos agrícolas voltados à segurança e soberania alimentar; concepções de desenvolvimento rural no seio das políticas públicas; bem como o papel da escola para a construção de um modelo agrícola socialmente inclusivo e ambientalmente sustentável foram trabalhados.
As técnico-pedagógicas Carla Coccia (NRE-Apucarana) e Angela Maria da Silva (SESC-Apucarana) acompanharam todo o evento, que foi recheado de atividades artístico-culturais.

Fonte: Assessoria de Comunicação do NRE de Apucarana
Postado originalmente em: http://questaoagrariapr.webs.com em 10 de setembro de 2013