Pular para o conteúdo principal

Primeira Circular VIII Jornada de Pesquisas da Questão Agrária no Paraná

 PRIMEIRA CIRCULAR 


Prezados(as) participantes e interessados(as) na VIII Jornada de Pesquisas da Questão Agrária no Paraná, estamos felizes em confirmar a realização do evento em 2020.

O distanciamento físico, motivado pela Pandemia da COVID-19, impôs o desafio de pensar alternativas para realização do evento. Entretanto, desistir de fazê-lo não condiz com a trajetória de luta dos(as) sujeitos(as) que historicamente compuseram a Jornada, por esse motivo, será realizada de modo online. 

A Jornada chega a sua 8ª edição, trata-se de uma atividade promovida pelo Observatório da Questão Agrária no Paraná, formado por pesquisadores(as) dos seguintes grupos de pesquisa: Corpo, Gênero e Diversidade, GETERR e GEOLUTAS (UNIOESTE), LAGEA (UEM), LATEC (UEL), GPDR (UFFS), CERESTA (UNICENTRO), CONTESTAR (UNESPAR) e ENCONTTRA (UFPR). 

Este ano o evento terá como foco o lançamento do Atlas da Questão Agrária no Paraná: diálogos em construção. Obra resultado do diálogo entre pesquisadores(as) e os(as) sujeitos(as) do campo, composta por temáticas indispensáveis à compreensão das lutas por terra, território, educação, gênero, meio ambiente e alimentação saudável. 

A programação terá como eixo a discussão dos capítulos do Atlas. As mesas serão compostas pelos(as) autores(as) dos capítulos e representantes dos(as) sujeitos(as) do campo que contribuíram para a sua construção. 


INFORMES:

*Haverá certificação para os e as participantes, emitida pelo Curso de Geografia da UNESPAR, campus União da Vitória/PR, com carga horária de 10 horas; 

*A inscrição e a lista de participação serão realizadas durante o evento por meio do preenchimento de formulário eletrônico;  

*A transmissão será pelo Canal do YouTube do Observatório da Questão Agrária no Paraná, entre novembro e dezembro, das 19:30 às 21:30. Para acessar o Canal, CLIQUE AQUI;  

*A programação da Jornada poderá sofrer alteração considerando o cronograma de lançamento do Atlas;  

*Os nomes dos(as) componentes das mesas, exceto da mesa de abertura, serão divulgados posteriormente, pois ainda dependem de confirmações. 


PROGRAMAÇÃO: 

18 de novembro - Questão Agrária: territorialidades e representações Profa. Dra. Guiomar Inez Germani (UFBA) Prof. Dr. Ariovaldo Umbelino de Oliveira (USP) Prof. Dr. Carlos Frederico Marés (PUC-PR). 

23 de novembro - Educação no e do campo como direito dos sujeitos das águas, das florestas e do campo.

24 de novembro - Agroecologia e gênero: respeito à sociobiodiversidade no campo. 

30 de novembro - Natureza em disputa: entre as práticas das comunidades tradicionais e a espoliação da agricultura como negócio.

01 de dezembro - Bloqueios à terra de trabalho como fundamento das lutas do campo.


União da Vitória, 25 de setembro de 2020. 


Atenciosamente, 

Comissão Organizadora 

VIII Jornada de Pesquisas da Questão Agrária no Paraná

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​JÁ ESTÁ DISPONÍVEL EM E-BOOK O ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA NO PARANÁ

Um esforço coletivo do Observatório da Questão Agrária no Paraná junto a movimentos sociais e povos e comunidades que mostram a diversidade das relações, práticas e dos conflitos pela terra e território paranaenses.   Convidamos a todxs a se apropriar dessa leitura ampla e crítica sobre o campo no estado e esperamos que o Atlas seja objeto de leitura e divulgação, de uso como material didático e de formação, e acima de tudo que possa contribuir ao debate sobre o Paraná que temos e o que queremos.   Logo abaixo você pode clicar na imagem e Baixar o documento para ter acesso ao Atlas e desfrutar da leitura:  

NOTA DE REPÚDIO

A Rede de Pesquisadores sobre a Questão Agrária no Paraná, integrada por pesquisadores de oito universidades públicas do estado, vem a público manifestar preocupação em face do cerceamento do exercício profissional da Geógrafa e pesquisadora Márcia Yukari Mizusaki, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) por meio de ameaças motivadas pelo trabalho realizado junto às comunidades indígenas   do Município de Dourados, no Mato Grosso do Sul. À preocupação com esse que poderia ser um ato isolado, perpetrado por indivíduos que sentem-se à vontade para atentar contra os Direitos Constitucionais da servidora e dos indígenas, soma-se o repúdio à semelhante conduta do Jornal Diário MS, veículo de imprensa investido da tarefa pública de informação graças à concessão de que desfruta. A materia "Índios ampliam invasões de propriedades em Dourados", assinada por Marcos Santos, publicada no dia 22 de agosto último, é um exercício explícito de incitação à intolerância étnica