Pular para o conteúdo principal

COMUNIDADES GUARANI FECHAM PONTE NO OESTE DO PARANÁ POR DEMARCAÇÃO DE TERRA INDÍGENA

 (Foto: Comissão Guarani Yvyrupa)
Segunda-feira 03 de abril de 2017.

Na madrugada desta segunda-feira (03), cerca de 450 indígenas das comunidades Guarani de Guaíra e Terra Roxa ocuparam a ponte Ayrton Senna que liga o Oeste do Paraná ao município de Mundo Novo (MS). As comunidades exigem a demarcação do território Guarani na região, além de melhores condições de vida nas aldeias.

A ponte foi liberada por volta do meio dia após negociações com a presença dos prefeitos Heraldo Trento (DEM-PR) e Altair de Padua (PSC) de Guaíra e Terra Roxa respectivamente. As autoridades assinaram um documento se comprometendo a negociar as reivindicações com as lideranças indígenas.

As lideranças Guarani entregaram um documento, escrito à mão e assinado pelos caciques e representantes das aldeias da região, destinado ao governo do estado do Paraná, aos prefeitos de Guaíra e Terra Roxa, aos representantes do Ministério Público Federal e à Fundação Nacional do Índio (Funai).

O documento manifestava a intenção das comunidades Guarani em ocupar a ponte Ayrton Senna até que as autoridades se comprometessem a assumir suas responsabilidades frente às reivindicações.

“Estamos reivindicando direitos básicos que nos negam aqui nos municípios de Guaíra e Terra Roxa”, diz Iumar Martins Rodrigues, liderança da aldeia Karumbey.

(Foto: Comissão Guarani Yvyrupa)
 Além da demarcação das Terras Indígenas na região, as lideranças exigem condições básicas para o funcionamento das escolas que atendem os indígenas; a retomada do atendimento médico nas aldeias; a entrega regular de cestas básicas; o abastecimento de água; a instalação de energia elétrica em todas as aldeias; obras de saneamento básico que incluam a canalização de esgoto e de água; a reforma das vias de acesso às aldeias e, por fim, a contratação de agentes de saúde e de professores.

“O governo deve trazer melhorias para toda a população. Não somente para os ricos e deixar os pobres morrerem”, completa Anatálio Ortiz, cacique da aldeia Jevy.

Demarcação

Vivendo no limite de fazendas com extensas plantações de soja, a situação de violência contra indígenas no Oeste do Paraná se estende por anos e resulta na extrema vulnerabilidade em que se encontram as comunidades Guarani.

“Não nos dão oportunidades aqui na região. Há muito preconceito e muita violência contra os indígenas”, revela Iumar Martins.

A colonização do Oeste do Paraná incentivada pelo Estado brasileiro resultou no esbulho territorial do povo Guarani, o que permitiu a chegada de extensas plantações de soja na região configurando atualmente uma região produtora de grãos para o agronegócio.

Após anos resistindo em pequenos espaços ou confinados em pequenas reservas, as comunidades iniciaram um processo de retomada de suas terras no qual formaram as atuais 14 aldeias nos municípios de Guaíra e Terra Roxa.

Desde então reivindicam a demarcação de uma Terra Indígena que garanta as condições para sua reprodução física e cultural de acordo com os direitos dos povos indígenas previstos na Constituição Federal de 1988.

“Queremos saber da Funai qual é a proposta de demarcação”, afirma o cacique Anatálio Ortiz.

Cortes na Funai

Diante dos recentes cortes de cargos comissionados da Funai através de decreto presidencial de Michel Temer e as incertezas trazidas com a nomeação do deputado ruralista Osmar Serraglio (PMDB-PR) para o Ministério da Justiça, as comunidades Guarani do Oeste do Paraná também se preocupam com o atendimento do órgão indigenista na região.

“Nesse início de 2017 a situação só está piorando. Existe a ameaça de fechar a CTL da Funai que atende as comunidades Guarani do oeste do Paraná”, comenta Iumar Martins

Publicado originalmente em: http://trabalhoindigenista.org.br/comunidades-guarani-fecham-ponte-no-oeste-do-parana-por-demarcacao-de-terra-indigena/

Postagens mais visitadas deste blog

​JÁ ESTÁ DISPONÍVEL EM E-BOOK O ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA NO PARANÁ

Um esforço coletivo do Observatório da Questão Agrária no Paraná junto a movimentos sociais e povos e comunidades que mostram a diversidade das relações, práticas e dos conflitos pela terra e território paranaenses.   Convidamos a todxs a se apropriar dessa leitura ampla e crítica sobre o campo no estado e esperamos que o Atlas seja objeto de leitura e divulgação, de uso como material didático e de formação, e acima de tudo que possa contribuir ao debate sobre o Paraná que temos e o que queremos.   Logo abaixo você pode clicar na imagem e Baixar o documento para ter acesso ao Atlas e desfrutar da leitura:  

NOTA DE REPÚDIO

A Rede de Pesquisadores sobre a Questão Agrária no Paraná, integrada por pesquisadores de oito universidades públicas do estado, vem a público manifestar preocupação em face do cerceamento do exercício profissional da Geógrafa e pesquisadora Márcia Yukari Mizusaki, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) por meio de ameaças motivadas pelo trabalho realizado junto às comunidades indígenas   do Município de Dourados, no Mato Grosso do Sul. À preocupação com esse que poderia ser um ato isolado, perpetrado por indivíduos que sentem-se à vontade para atentar contra os Direitos Constitucionais da servidora e dos indígenas, soma-se o repúdio à semelhante conduta do Jornal Diário MS, veículo de imprensa investido da tarefa pública de informação graças à concessão de que desfruta. A materia "Índios ampliam invasões de propriedades em Dourados", assinada por Marcos Santos, publicada no dia 22 de agosto último, é um exercício explícito de incitação à intolerância étnica