Pular para o conteúdo principal

O Contestado está em Guerra: a negação a terra, ao território e a dignidade

Daia Gemelli
Silas Rafael da Fonseca
UNESPAR – Campus União da Vitória

No último dia 20 de outubro comemorou-se o centésimo segundo aniversário do término da Guerra do Contestado. Naquele dia 20 de outubro de 1916 estiveram reunidos Wenceslau Brás (presidente da República), Affonso Alves de Camargo (governador do Paraná) e Filipe Schmidt (governador de Santa Catarina) para a assinatura do Acordo de Limites entre os dois estados.
Contudo, partimos do entendimento que o Contestado está em guerra, isso porque os elementos que levaram a deflagração deste conflito permanecem configurando a realidade territorial.
Eduardo Galeano sinaliza que as terras eram um negócio adicional à construção da ferrovia São Paulo – Rio Grande trazendo desdobramentos à população que vivia na região, o fabuloso presente concedido em 1911 à Brazil Railway significou o incêndio de um sem-número de cabanas e a expulsão ou a morte das famílias camponesas assentadas na área da concessão” (GALEANO, 2014, p. 282).

O professor Nilson Cesar Fraga, que é a principal referência na geografia brasileira a discutir a Guerra do Contestado, afirma que a posse da terra perdida e o pinheiro roubado, desesperavam milhares de caboclos que não tinham para onde se dirigir, pessoas sem um lugar para morar e algo para se sustentar, sendo este o elemento central que leva a deflagração da Guerra (FRAGA, 2006).
Vinhas de Queiroz (1966, p. 02), é enfático ao dizer, “importa observar que foi aqui, no apogeu de tais lutas, que pela primeira vez na nossa história as massas camponesas manifestaram clara consciência da necessidade de garantir o seu direito de terra”.
Neste cenário o Contestado segue em luta pelo direito à terra. Terra que sirva para a existência social, para a sociabilidade, para o trabalho, para a cultura, para que, enquanto homens e mulheres sejam caboclos e caboclas, camponeses e camponesas.
          O Contestado paranaense é formado pelos municípios de: Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Palmas, Paula Freitas, Porto Vitória, Rio Negro e União da Vitória que possuem como elementos conformadores de seus territórios, além da Guerra do Contestado, a opção econômica pela madeira, primeiramente a madeira nativa e após a década de 1970 a monocultura do pinus, e alguns indicadores sociais que configuram a região como uma das mais pobres do sul do Brasil. Nesse sentido, destacamos o índice de vulnerabilidade (compreende pessoas que tenham renda per capita de até meio salário mínimo) à pobreza de Cruz Machado (48,91%), General Carneiro (48,39%) e Bituruna (44,51%) (Atlas Brasil, 2010). As Tabelas 1, 2 e 3 nos ajudam a compreender outro elemento que permanece no Contestado, a concentração de terras.



Como mostram as tabelas 1, 2 e 3 constatamos que a concentração de terras ainda permanece na região. Em General Carneiro, 44,95% das terras declaradas ao INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária pertencem a 24 imóveis que representam apenas 0,64 % do total de imóveis do município, enquanto que aqueles com até 50 hectares equivalem a 73,31% do total de imóveis, porém ocupam apenas 12,8% da área declarada. Essa realidade também está presente no município de Cruz Machado, em que 10 imóveis (0,24%) controlam 17,16% da área declarada e aqueles com até 50 hectares, que representam 89,55% do total de imóveis declarados, ocupam 52,13% das terras. Já em Bituruna são 12 imóveis (0,64%) com mais de 1.000 hectares que controlam 24,67% das terras, em contrapartida aqueles com até 50 hectares somam 1.377 imóveis (73,32%) e ocupam apenas 23,48% das terras. Isso significa que 1.377 imóveis ocupam menor área de terra do que a soma das áreas dos 12 imóveis.
A guerra continua, pois, a terra ainda pemanece concentrada no Contestado. Nesse cenário as resistências também permanecem, de modo que em Bituruna e General Carneiro os imóveis com até 50 hectares, em parte, decorrem do processo de luta pela terra que permitiu a presença de assentamentos de reforma agrária.
A expulsão dos caboclos e das caboclas das terras de posse foi o elemento central da Guerra do Contestado, passados mais cem anos do término oficial da Guerra entendemos que a negação à terra, ao território e a dignidade da população cabocla faz com que ainda estejamos em guerra, a vida no Contestado permanece sendo sofrimento, sofre-se porque ao terem terra e território negados também nega-se o trabalho, as dinâmicas produtivas e culturais, a alimentação, a educação, a saúde e o lazer, enfim, nega-se a vida digna e plena de sentidos.

Referências Bibliográficas

ATLAS BRASIL. Atlas do desenvolvimento Humano no Brasil. Disponível em: <http://www.atlasbrasil.org.br/2013/>. Acesso em 05 de novembro de 2018.
FRAGA, Nilson Cesar. Mudanças e permanências na rede viária do Contestado: Uma abordagem acerca da formação territorial no Sul do Brasil. (Tese de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento). Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.
GALEANO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina. Tradução de Sergio Faraco. – Porto Alegre: L&M, 2014.
VINHAS DE QUEIROZ, Maurício. Messianismo e conflito social: a guerra sertaneja do Contestado (1912-1916). – Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1966.

Postagens mais visitadas deste blog

​JÁ ESTÁ DISPONÍVEL EM E-BOOK O ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA NO PARANÁ

Um esforço coletivo do Observatório da Questão Agrária no Paraná junto a movimentos sociais e povos e comunidades que mostram a diversidade das relações, práticas e dos conflitos pela terra e território paranaenses.   Convidamos a todxs a se apropriar dessa leitura ampla e crítica sobre o campo no estado e esperamos que o Atlas seja objeto de leitura e divulgação, de uso como material didático e de formação, e acima de tudo que possa contribuir ao debate sobre o Paraná que temos e o que queremos.   Logo abaixo você pode clicar na imagem e Baixar o documento para ter acesso ao Atlas e desfrutar da leitura:  

NOTA DE REPÚDIO

A Rede de Pesquisadores sobre a Questão Agrária no Paraná, integrada por pesquisadores de oito universidades públicas do estado, vem a público manifestar preocupação em face do cerceamento do exercício profissional da Geógrafa e pesquisadora Márcia Yukari Mizusaki, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) por meio de ameaças motivadas pelo trabalho realizado junto às comunidades indígenas   do Município de Dourados, no Mato Grosso do Sul. À preocupação com esse que poderia ser um ato isolado, perpetrado por indivíduos que sentem-se à vontade para atentar contra os Direitos Constitucionais da servidora e dos indígenas, soma-se o repúdio à semelhante conduta do Jornal Diário MS, veículo de imprensa investido da tarefa pública de informação graças à concessão de que desfruta. A materia "Índios ampliam invasões de propriedades em Dourados", assinada por Marcos Santos, publicada no dia 22 de agosto último, é um exercício explícito de incitação à intolerância étnica