Pular para o conteúdo principal
Fica decretado: ELES SÃO INOCENTES!

            No dia 06 de outubro, no município de Irati/PR, ocorreu o ato de absolvição pública dos agricultores presos injustamente pela Operação Agro-Fantasma, na qual três agricultores do município foram presos por 48 dias e inocentados mais de três anos depois.
A Operação Agro-fantasma, deflagrada entre 2009 e 2013, autorizada pelo juiz Sergio Moro da 13ª Vara Criminal de Curitiba, determinou que a Polícia Federal fosse encarregada de investigar supostas irregularidades no Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, vinculado ao programa ‘Fome Zero’, resultando em injustas prisões de agricultores familiares de 15 municípios no Estado do Paraná, mas também em São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Os crimes pelos quais os agricultores foram acusados são: falsificação de documento público, estelionato, falsidade ideológica e associação criminosa. Além disso, a Agro-Fantasma também indiciou funcionários da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) por prevaricação e estelionato.
As alegações da Polícia Federal eram de ilegalidades nas entregas dos alimentos às escolas, creches, hospitais, etc. Porém, a enorme burocratização do programa para os agricultores dificultava seguir o plano apresentado do plano real, pois, não se contava mudanças climáticas e demais questões ligadas a terra, principalmente, a sazonalidade dos alimentos na produção agroecológica.
            Após mais de três anos, entre o final de 2016 e no início de 2017, os agricultores presos injustamente por esta operação foram inocentados. No entanto, a grande mídia se calou diante da absolvição; diferentemente do alarde que fez quando noticiaram as prisões em 2013.
            Em entrevista para a Terra de Direitos o agricultor Gelson Luiz de Paula, afirma que “o objetivo dessa operação foi criminalizar cooperativas e associações de agricultores familiares e os próprios agricultores, executores do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA”. Em sua defesa, o agricultor declara: “nos absolveram de todas as acusações que fizeram contra nós”.
            O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, é uma ação do Governo Federal para fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção. 
A partir da Operação Agro-Fantasma, houve uma redução de investimentos, ficando um orçamento de apenas R$ 750.000 para todo o território nacional em 2018, sendo assim, a quase extinção do mesmo. Além disso, as novas regulamentações para acessar o programa se tornaram mais inflexíveis e distantes da realidade do agricultor familiar.
            O ato político que foi realizado em Irati no dia 6 de outubro de 2017 teve sua importância como movimento de rearticulação a agricultura camponesa e a agroecologia na região que ficou muito abalada após esse intenso período de criminalização.


O evento iniciou com uma mística representando o momento em que iniciou a Associação Assis de Irati/PR, conjuntamente a outros grupos de agricultores, e corroborou para o surgimento de políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura familiar. Posteriormente, foi representada a Operação Agro-fantasma com a prisão injusta dos agricultores, juntamente com a tristeza e revolta de seus familiares. Por fim, crianças apareceram representando as sementes como símbolo de esperança na rearticulação das associações.
            Após a mística, os agricultores e suas famílias foram convidados a subir à tribuna, para que dessem seus depoimentos sobre como a Operação afetou suas vidas, a retirada de suas liberdades e seus impactos na agricultora familiar agroecológica.
            Entre os convidados para ocupar as mesas laterais estavam presentes o coordenador da organização Terra de Direitos Darci Frigo, que esteve a frente na defesa dos agricultores, bem como deputados federais, estaduais, vereadores e presidentes de sindicatos rurais da região.
            A agricultora Terezinha foi a primeira a falar sobre o doloroso momento que passou com seu companheiro Roberto, preso pela Operação. Em seu relato emocionante, ela disse que foi um momento triste, doloroso, mas que graças a Deus, eles conseguiram a absolvição e saíram vitoriosos.
            O agricultor Roberto, em seu depoimento, contou como foram os dias na prisão, a falta de informação sobre o que estava acontecendo, do que foram acusados, e comemorou dizendo que era um dia feliz e de comemorar, pois, eles são inocentes e a luta continua.
            Além disso, o ato foi transmitido ao vivo pelo Facebook do projeto de Extensão Feira Agroecológica da UNICENTRO/Campus Irati e compartilhado pela Mídia Ninja, em que chegou a mais de quatorze mil visualizações. O vídeo completo está disponibilizado na página da Feira, bem como, no link abaixo.


Caroline Cordeiro Santos (Coletivo do Projeto Feira Agroecológica da UNICENTRO/campus de Irati)
           
            REFERÊNCIAS



Postagens mais visitadas deste blog

​JÁ ESTÁ DISPONÍVEL EM E-BOOK O ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA NO PARANÁ

Um esforço coletivo do Observatório da Questão Agrária no Paraná junto a movimentos sociais e povos e comunidades que mostram a diversidade das relações, práticas e dos conflitos pela terra e território paranaenses.   Convidamos a todxs a se apropriar dessa leitura ampla e crítica sobre o campo no estado e esperamos que o Atlas seja objeto de leitura e divulgação, de uso como material didático e de formação, e acima de tudo que possa contribuir ao debate sobre o Paraná que temos e o que queremos.   Logo abaixo você pode clicar na imagem e Baixar o documento para ter acesso ao Atlas e desfrutar da leitura:  

NOTA DE REPÚDIO

A Rede de Pesquisadores sobre a Questão Agrária no Paraná, integrada por pesquisadores de oito universidades públicas do estado, vem a público manifestar preocupação em face do cerceamento do exercício profissional da Geógrafa e pesquisadora Márcia Yukari Mizusaki, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) por meio de ameaças motivadas pelo trabalho realizado junto às comunidades indígenas   do Município de Dourados, no Mato Grosso do Sul. À preocupação com esse que poderia ser um ato isolado, perpetrado por indivíduos que sentem-se à vontade para atentar contra os Direitos Constitucionais da servidora e dos indígenas, soma-se o repúdio à semelhante conduta do Jornal Diário MS, veículo de imprensa investido da tarefa pública de informação graças à concessão de que desfruta. A materia "Índios ampliam invasões de propriedades em Dourados", assinada por Marcos Santos, publicada no dia 22 de agosto último, é um exercício explícito de incitação à intolerância étnica