Pular para o conteúdo principal

"Comida livre de agrotóxicos precisa ser acessível", diz coordenador de Centro de Agroecologia



         

“Comer é um ato político e está previsto em nossa constituição como um direito social", destaca coordenador do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia - Foto: Diangela Menegazzi

Milhares de pessoas, movimentos e organizações em todos os cantos do Brasil celebraram o Dia Nacional da Agroecologia, neste domingo (3). A data marca a defesa da vida, que se materializa na produção, comercialização e no acesso a alimentos saudáveis, sem a utilização de agrotóxicos.

A alimentação saudável de forma regular e permanente, e em quantidade suficiente, é um direito humano básico que vem sendo negado à população brasileira. No final de 2020, já haviam 19 milhões de pessoas passando fome no país. Para fazer frente a essa situação de violação, Fundação Luterana de Diaconia - Conselho de Missão entre Povos Indígenas - Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (FLD-COMIN-CAPA) apoia centenas de iniciativas de promoção e defesa da agroecologia, mantém uma campanha solidária de apoio a esses projetos e reivindica uma política pública nacional efetiva.

“Comer é um ato político e está previsto em nossa constituição como um direito social. E essa comida saudável, livre de agrotóxicos, produzida por meio da agroecologia, precisa ser acessível a todas as pessoas”, destaca Jhony Luchmann, coordenador do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA).


"Comida saudável, livre de agrotóxicos, produzida por meio da agroecologia, precisa ser acessível a todas as pessoas”, diz coordenador do CAPA / Foto: Arquivo CAPA


Feiras agroecológicas


Um dos destaques para as ações de produção, comercialização e acesso a alimentos saudáveis, que promovem o comércio justo e solidário e o desenvolvimento local sustentável, são as feiras e pontos de comercialização de famílias agricultoras, camponesas e de povos e comunidades tradicionais presentes em diversos municípios. Algumas com décadas de funcionamento e outras que, apesar da pandemia, foram inauguradas nos últimos meses e encurtam ainda mais o caminho do alimento da família produtora até a mesa da família consumidora.


Referência na produção de alimentos saudáveis


O município de Marechal Cândido Rondon é referência na região Oeste do Paraná na produção e comercialização de alimentos saudáveis. São cerca de 40 famílias que produzem alimentos sem a utilização de agrotóxicos. Parte dessas famílias integram a Associação Central de Produtores Rurais Ecológicos (Acempre).


Os produtos das associadas e associados são comercializados diariamente por venda direta a famílias da cidade, pela loja física, pela internet, e também são entregues ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do município e no Programa Compra Direta do governo do estado. Do início do ano até agora, cerca de 100 toneladas de comida saudável foram produzidas e comercializadas por famílias agricultoras através da Acempre.


Em Marechal Cândido Rondon, cerca de 40 famílias produzem alimentos sem a utilização de agrotóxicos / Foto: Diangela Menegazzi


Mais saúde, mais qualidade de vida e menos poluição


Para o nutricionista, mestre em desenvolvimento rural sustentável e vereador de Marechal Cândido Rondon, Rafael Heinrich, a agroecologia tem uma contribuição para o desenvolvimento rural sustentável porque ela permite um sistema alimentar saudável.

"Quando adquirimos alimentos diretamente de agricultoras e agricultores, de imediato, nossa ação fortalece a produção e promove o consumo sustentável, porque demanda menos transporte, menos embalagem e, por consequência, menos poluição. Na produção familiar com base em práticas agroecológicas consome-se menos agrotóxicos. Isso reduz a poluição do ar, da água e do solo", diz.

Segundo Rafael, o Guia Alimentar da População Brasileira recomenda que a base da alimentação seja de alimentos in natura, uma vez que o conceito de segurança alimentar não está relacionado apenas à quantidade de alimentos consumidos, mas também à qualidade deles.

"Quando a alimentação é pautada em alimentos in natura, estamos reduzindo o consumo de alimentos industrializados que, em sua maioria, são ricos em açúcares, gorduras, corantes, conservantes e outras substâncias associadas a doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, obesidade, diabetes, câncer. Essas doenças representam no mundo 63% de todas as mortes", destaca o nutricionista.

Ele lembra ainda que quando optamos por alimentos in natura, reduz-se a especulação financeira dos produtos, as famílias conseguem comercializar os alimentos a preços justos e os alimentos chegam com valor acessível às pessoas consumidoras. "Fica uma relação mais harmoniosa entre produtor e consumidor", afirma.

Diangela Menegazzi

Edição: Lia Bianchini


Leia na íntegra: https://www.brasildefatopr.com.br/2021/10/04/comida-livre-de-agrotoxicos-precisa-ser-acessivel-diz-coordenador-de-centro-de-agroecologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​JÁ ESTÁ DISPONÍVEL EM E-BOOK O ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA NO PARANÁ

Um esforço coletivo do Observatório da Questão Agrária no Paraná junto a movimentos sociais e povos e comunidades que mostram a diversidade das relações, práticas e dos conflitos pela terra e território paranaenses.   Convidamos a todxs a se apropriar dessa leitura ampla e crítica sobre o campo no estado e esperamos que o Atlas seja objeto de leitura e divulgação, de uso como material didático e de formação, e acima de tudo que possa contribuir ao debate sobre o Paraná que temos e o que queremos.   Logo abaixo você pode clicar na imagem e Baixar o documento para ter acesso ao Atlas e desfrutar da leitura:  

NOTA DE REPÚDIO

A Rede de Pesquisadores sobre a Questão Agrária no Paraná, integrada por pesquisadores de oito universidades públicas do estado, vem a público manifestar preocupação em face do cerceamento do exercício profissional da Geógrafa e pesquisadora Márcia Yukari Mizusaki, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) por meio de ameaças motivadas pelo trabalho realizado junto às comunidades indígenas   do Município de Dourados, no Mato Grosso do Sul. À preocupação com esse que poderia ser um ato isolado, perpetrado por indivíduos que sentem-se à vontade para atentar contra os Direitos Constitucionais da servidora e dos indígenas, soma-se o repúdio à semelhante conduta do Jornal Diário MS, veículo de imprensa investido da tarefa pública de informação graças à concessão de que desfruta. A materia "Índios ampliam invasões de propriedades em Dourados", assinada por Marcos Santos, publicada no dia 22 de agosto último, é um exercício explícito de incitação à intolerância étnica