Pular para o conteúdo principal

Na expectativa da terra indígena Guasu Guavira - Iniciado em 2009, processo de demarcação envolve os Avá-Guarani de 14 aldeias do extremo oeste do Paraná

A Fundação Nacional do Índio (Funai) tem até final de setembro para divulgar, sob risco de multa aos responsáveis, os relatórios de identificação e delimitação da terra indígena Guasu Guavira, nos municípios de Guaíra e Terra Roxa, oeste paranaense. O prazo foi fixado pela Justiça Federal do Paraná, em sentença de outubro de 2017, na qual a Funai é acusada pelo Ministério Público Federal (MPF) de protelar os estudos demarcatórios iniciados em fevereiro de 2009. Publicados os relatórios, abre-se um período de 90 dias no qual qualquer pessoa pode pedir indenização ou contestar a demarcação das terras; em seguida, os documentos são enviados pela Funai ao Ministério da Justiça para possível demarcação.

O reconhecimento da terra indígena é a principal esperança dos indígenas Avá-Guarani, que atualmente ocupam 14 aldeias, para viverem melhor e conforme sua cultura e costumes. O professor guarani Edilino Mertino explica que o reconhecimento das terras é o que pode transformar a vida da comunidade. “O que significa a demarcação para nós: manter nossa cultura, nossa crença, nossa língua, nossa natureza, nosso mato, nosso remédio. Isso é a nossa vida”, resume. Ele acrescenta que, com o processo, também esperam a construção de uma escola para as crianças. “Como vocês veem, a gente não tem uma escola ainda”, indica Mertino.

Atualmente, a maioria dos Avá-Guarani de Guaíra e Terra Roxa vivem em terras formalmente privadas, em disputa judicial nos vários processos de reintegração de posse contra os ocupantes. “A gente está na luta para manter nossa cultura e, para isso, precisamos de terra, terra demarcada. Porque a terra em que estamos tentando sobreviver é considerada particular, então corremos o risco de ser despejados a qualquer momento. Corremos o risco de ser expulsos pelos próprios fazendeiros”, explica o cacique da Tekoha Porã, Ilson Soares.

Como se não bastassem os riscos de despejo, os proprietários pressionam o poder público para impedir que serviços básicos cheguem até as aldeias, como água encanada, energia elétrica e construção de escolas. “O fazendeiro fala que, antes de demarcação, não quer que cheguem projetos para a aldeia, moradia, água. Não quer aprovar escola para nós na aldeia”, reclama o cacique José Carlos, da Tekoha Tatury, em Guaíra.

O secretário de Segurança Pública de Guaíra, Edson Manoel Auler, diz que, na maioria dos casos, “o poder público não pode ajudar” no atendimento aos “invasores”. “Chegou recomendação do estado [do Paraná] para que o prefeito fizesse escola. Mas como vamos construir escola numa área particular, privada? Improbidade administrativa para o prefeito!”, alega.
 

Em apenas uma das aldeias foi construída uma escola indígena de ensino fundamental pelo poder público. Foi na Tekoha Marangatu, ocupada em outubro de 2004, em área de preservação reivindicada pela Usina de Itaipu. Na sentença sobre ação de reintegração de posse, de três anos depois, o juiz federal negou o pleito da usina e autorizou a construção de uma escola, que seria inaugurada em 2010, após uma série de mobilizações da comunidade, liderada pelo cacique Inácio Martins.

Processo demarcatório evita despejos

Além de garantir a permanência na terra e encaminhar a construção da escola, a decisão da Justiça Federal, de dezembro de 2007, passou a ser referência para as retomadas seguintes, ao reconhecer a presença ancestral dos guarani nas áreas em litígio. O juiz Luiz Carlos Canalli declarou que “as terras ocupadas pelos índios Avá-Guarani constituem terras indígenas tradicionalmente ocupadas, não podendo ser objeto de domínio ou posse, senão pelos próprios índios, conforme disposição constitucional, independente de prévia demarcação”.Continuar lendo.


Júlia Rohden e Matheus Lobo

Postagens mais visitadas deste blog

​JÁ ESTÁ DISPONÍVEL EM E-BOOK O ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA NO PARANÁ

Um esforço coletivo do Observatório da Questão Agrária no Paraná junto a movimentos sociais e povos e comunidades que mostram a diversidade das relações, práticas e dos conflitos pela terra e território paranaenses.   Convidamos a todxs a se apropriar dessa leitura ampla e crítica sobre o campo no estado e esperamos que o Atlas seja objeto de leitura e divulgação, de uso como material didático e de formação, e acima de tudo que possa contribuir ao debate sobre o Paraná que temos e o que queremos.   Logo abaixo você pode clicar na imagem e Baixar o documento para ter acesso ao Atlas e desfrutar da leitura:  

NOTA DE REPÚDIO

A Rede de Pesquisadores sobre a Questão Agrária no Paraná, integrada por pesquisadores de oito universidades públicas do estado, vem a público manifestar preocupação em face do cerceamento do exercício profissional da Geógrafa e pesquisadora Márcia Yukari Mizusaki, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) por meio de ameaças motivadas pelo trabalho realizado junto às comunidades indígenas   do Município de Dourados, no Mato Grosso do Sul. À preocupação com esse que poderia ser um ato isolado, perpetrado por indivíduos que sentem-se à vontade para atentar contra os Direitos Constitucionais da servidora e dos indígenas, soma-se o repúdio à semelhante conduta do Jornal Diário MS, veículo de imprensa investido da tarefa pública de informação graças à concessão de que desfruta. A materia "Índios ampliam invasões de propriedades em Dourados", assinada por Marcos Santos, publicada no dia 22 de agosto último, é um exercício explícito de incitação à intolerância étnica