Pular para o conteúdo principal

Acampamento do MST inaugura agroindústria orgânica e sustentável no Paraná

A agricultora Dulce Lopes, 55, mora há sete anos no Acampamento Resistência Camponesa, do MST, na cidade de Cascavel, no Paraná. Entusiasmada com as novidades, ela não esconde o orgulho de ter participado da construção de um projeto super importante para a comunidade:

"Nós mesmos fizemos a nossa agroindústria. Construímos com o nosso próprio dinheiro, com o nosso suor"

O esforço mencionado por Dulce resultou na inauguração, agora em agosto, da Agroindústria de Beneficiamento de Mandioca do acampamento Resistência Camponesa.

Com 39 metros quadrados, a unidade foi construída com trabalho coletivo e voluntário. Ela ficará responsável por processar, lavar, classificar, pesar e empacotar a mandioca plantada no próprio território ocupado pelos trabalhadores e trabalhadoras.

O projeto teve o custo de R$ 30 mil, entre obras e equipamentos.

"As famílias vão descascar a mandioca e depois passar para o congelador. A gente vai deixar aqui até o outro dia. No outro dia, chega o caminhão e a gente despacha estas mandiocas", descreve o modo de operação da Agroindústria, a agricultora Ocalina Carlota.

As mandiocas já têm destino certo. Toda produção será comercializada para escolas públicas, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar -PNAE - com apoio da Cooperativa da Reforma Agrária e Agricultura Familiar.

"Esse espaço vai ser útil porque a gente vai se juntar mais vezes do que se juntava antes, vamos ficar mais coletivo ainda. A gente vai ficar mais tempo junto", relembrou Ocalina.

O economista Eduardo Moreira é um dos incentivadores dos modos de produção dos Acampamentos e Assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra(MST), pelo Brasil, e foi um dos convidados da atividade de inauguração da Agroindústria.

Além de investidor, ele é entusiasta do Finapop, um programa de financiamento popular para a cadeia produtiva da Reforma Agrária.

"Isso aqui poderia ser um exemplo daquilo que a gente deveria fazer no país inteiro. Deveria ser um exemplo de modelo de desenvolvimento sustentável no campo. Uma comunidade que preza pela agroecologia, pelo sistema orgânico, enfim. Eu acho que a gente deveria conhecer mais esses exemplos que a gente tem no Brasil profundo, em lugares onde o Estado não costuma olhar, de coisas que podem dar muito certo", disse o economista.

O espírito da comunidade está no próprio nome. Há 22 anos que prevalece a resistência camponesa na construção de um mundo melhor. Os trabalhadores lutam para conquistar a posse da área, com a criação de um Assentamento da Reforma Agrária.

"Meu sonho é sair logo essas terras, né? Para  a gente ir logo pra cima desses lotes, e daí a gente pode construir uma comunidade bem bonita e ter o cantinho para a gente viver, né?", desabou Dulce Lopes, a agricultora entusiasmada com agroindústria do início da nossa reportagem. 

Edição: Douglas Matos

Leia na íntegra: https://www.brasildefato.com.br/2021/09/09/acampamento-do-mst-inaugura-agroindustria-organica-e-sustentavel-no-parana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​JÁ ESTÁ DISPONÍVEL EM E-BOOK O ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA NO PARANÁ

Um esforço coletivo do Observatório da Questão Agrária no Paraná junto a movimentos sociais e povos e comunidades que mostram a diversidade das relações, práticas e dos conflitos pela terra e território paranaenses.   Convidamos a todxs a se apropriar dessa leitura ampla e crítica sobre o campo no estado e esperamos que o Atlas seja objeto de leitura e divulgação, de uso como material didático e de formação, e acima de tudo que possa contribuir ao debate sobre o Paraná que temos e o que queremos.   Logo abaixo você pode clicar na imagem e Baixar o documento para ter acesso ao Atlas e desfrutar da leitura:  

NOTA DE REPÚDIO

A Rede de Pesquisadores sobre a Questão Agrária no Paraná, integrada por pesquisadores de oito universidades públicas do estado, vem a público manifestar preocupação em face do cerceamento do exercício profissional da Geógrafa e pesquisadora Márcia Yukari Mizusaki, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) por meio de ameaças motivadas pelo trabalho realizado junto às comunidades indígenas   do Município de Dourados, no Mato Grosso do Sul. À preocupação com esse que poderia ser um ato isolado, perpetrado por indivíduos que sentem-se à vontade para atentar contra os Direitos Constitucionais da servidora e dos indígenas, soma-se o repúdio à semelhante conduta do Jornal Diário MS, veículo de imprensa investido da tarefa pública de informação graças à concessão de que desfruta. A materia "Índios ampliam invasões de propriedades em Dourados", assinada por Marcos Santos, publicada no dia 22 de agosto último, é um exercício explícito de incitação à intolerância étnica