Pular para o conteúdo principal

No Paraná, assentamentos e acampamentos do MST são exemplos de produção de alimentos

 

Apenas em abril, o MST doou 67 toneladas de alimentos no Paraná, durante a Jornada Abril Vermelho. - Giorgia Prates


O sistema de monocultura, implantado no Brasil desde o século 16, traz consequências desastrosas para o povo e o território brasileiros. O modelo vem provocando destruição da biodiversidade e esgotamento dos solos, além de contribuir com a fome, já que sua produção é primária, restrita a poucos alimentos e destinada, quase que exclusivamente, para exportação.

No Paraná, segundo o Censo Agropecuário de 2019, cerca de 200 mil propriedades são usadas para monocultura. O inventário da cobertura vegetal do Paraná, elaborado pelo Serviço Florestal Brasileiro, mostra que o agronegócio ocupa 50,3% do território estadual. Estão nessas áreas, segundo o estudo, os maiores trechos de erosão do solo.

“O monocultivo no Paraná ocupa grandes extensões de terra, tem alto investimento em tecnologia para produzir apenas quatro alimentos: soja, trigo, milho e cana de açúcar. Essa produção é revertida para o mercado, não chegando à mesa do paranaense. Ou, se chega, é com preço bastante alto,” explica José Damasceno, coordenador estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O dirigente conta que a produção via agricultura familiar e agroecologia, praticada pelo MST, que ainda ocupa menos espaço que o agronegócio, traz exemplos concretos de sustentabilidade e geração de alimentos.

Atualmente, no Paraná, são 320 assentamentos consolidados com 22 mil famílias assentadas produzindo alimentos saudáveis para venda direta, autossustento e doação. “O que os assentamentos fazem é o contrário da monocultura. Produzimos vários alimentos sem agrotóxicos e os disponibilizamos para venda direta para população”, conta Damasceno.

Terras que geram fartura

Desde o início da pandemia, acampamentos e assentamentos do MST se tornaram exemplos de solidariedade. O Movimento iniciou uma campanha nacional de doação de alimentos em abril de 2020. De lá pra cá, só no Paraná já foram doadas mais de 600 toneladas de alimentos a famílias que enfrentam a fome e a insegurança alimentar. Em todo o Brasil, as famílias Sem Terra partilharam mais de quatro mil toneladas de alimentos. "A Reforma Agrária é o nosso norte para tornar esses exemplos uma alternativa para toda a população”, afirma Damasceno.

Transformar a dor em promoção da vida


Apenas em abril, o MST doou 67 toneladas de alimentos no Paraná, durante a Jornada Abril Vermelho. As mobilizações neste mês lembram os 25 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, quando a Polícia Militar do estado do Pará assassinou 21 trabalhadores rurais Sem Terra e mutilou outros 69, no dia 17 de abril de 1996.

A violência ainda é uma ameaça constante àqueles que lutam pela terra no Brasil. Relatório da Comissão Pastoral da Terra (CPT) lançado em abril de 2020 mostrou que o número de conflitos no campo no primeiro ano de gestão de Jair Bolsonaro foi o maior dos últimos 10 anos, com um total de 1.833 ocorrências registradas em 2019.

No Paraná, apenas em 2019, nove comunidades rurais foram despejadas. Atualmente, 70 acampamentos e sete mil famílias camponesas sofrem com ameaças de reintegração de posse.

“A gente transforma o nosso luto, a nossa dor, o nosso pesar pelos nossos mártires em luta, em produção de comida, em promoção da vida e da solidariedade. E pra nós, solidariedade é partilhar aquilo que a gente tem, que é fruto do nosso trabalho”, diz Ceres Hadich, assentada no norte do Paraná e integrante da direção nacional do MST.

Edição: Lia Bianchini

Leia na Íntegra: https://www.brasildefatopr.com.br/2021/04/23/no-parana-assentamentos-e-acampamentos-do-mst-sao-exemplos-de-producao-de-alimentos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​JÁ ESTÁ DISPONÍVEL EM E-BOOK O ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA NO PARANÁ

Um esforço coletivo do Observatório da Questão Agrária no Paraná junto a movimentos sociais e povos e comunidades que mostram a diversidade das relações, práticas e dos conflitos pela terra e território paranaenses.   Convidamos a todxs a se apropriar dessa leitura ampla e crítica sobre o campo no estado e esperamos que o Atlas seja objeto de leitura e divulgação, de uso como material didático e de formação, e acima de tudo que possa contribuir ao debate sobre o Paraná que temos e o que queremos.   Logo abaixo você pode clicar na imagem e Baixar o documento para ter acesso ao Atlas e desfrutar da leitura:  

NOTA DE REPÚDIO

A Rede de Pesquisadores sobre a Questão Agrária no Paraná, integrada por pesquisadores de oito universidades públicas do estado, vem a público manifestar preocupação em face do cerceamento do exercício profissional da Geógrafa e pesquisadora Márcia Yukari Mizusaki, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) por meio de ameaças motivadas pelo trabalho realizado junto às comunidades indígenas   do Município de Dourados, no Mato Grosso do Sul. À preocupação com esse que poderia ser um ato isolado, perpetrado por indivíduos que sentem-se à vontade para atentar contra os Direitos Constitucionais da servidora e dos indígenas, soma-se o repúdio à semelhante conduta do Jornal Diário MS, veículo de imprensa investido da tarefa pública de informação graças à concessão de que desfruta. A materia "Índios ampliam invasões de propriedades em Dourados", assinada por Marcos Santos, publicada no dia 22 de agosto último, é um exercício explícito de incitação à intolerância étnica