Pular para o conteúdo principal

PL da agricultura familiar, esperado desde início da pandemia, aguarda sanção de Bolsonaro

 

Projeto de Lei (PL) 823/2021 prevê medidas de fomento à agricultura familiar camponesa - Foto: Ascom/SDR


Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), ao menos, 130 milhões de pessoas em todo mundo estão em situação de insegurança alimentar até o final de 2020. No Brasil esse número ultrapassa 84,9 milhões de pessoas. Para diminuir os impactos em todos os graus de insegurança alimentar, a "Coalizão contra a fome" publicou uma carta aberta na qual cobra a sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), do Projeto de Lei (PL) 823/2021, a Lei Assis Carvalho II, de apoio à agricultura familiar camponesa.


A medida de apoio à agricultura familiar camponesa é aguardada pelos produtores rurais desde março de 2020, quando foi confirmada a chegada do novo coronavírus no país.


Desde então, a agricultura familiar camponesa e milhares de brasileiros têm sofrido perdas drásticas. No Brasil, cerca de 41% da população brasileira convive com a fome ou algum grau de insegurança alimentar, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O documento é assinado por movimentos sindicais, populares e ambientais. O PL 823 foi aprovado no Senado Federal em 25 de agosto com apoio de parlamentares também na Câmara dos Deputados. 

Produção de alimentos saudáveis 

A agricultura familiar camponesa produz, atualmente, cerca de 75% dos alimentos consumidos pelas famílias brasileiras e contribui ainda para a conservação de áreas florestais que fornecem água, energia e amenizam as mudanças climáticas.

O documento pontua ainda a responsabilidade do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e do ministro da Economia, Paulo Guedes. “O não atendimento desta demanda contribuirá para o aumento da inflação, da escassez dos alimentos, assim como da fome, no Brasil”, alerta a carta.

Confira os principais pontos do Projeto de Lei:

  • O PL 823 inclui o fomento de inclusão produtiva rural, crédito de custeio e investimentos para produção de alimentos básicos e leite e também de apoio da assistência técnica na elaboração de projetos.
     

  • Prevê também a comercialização de alimentos com a doação para pessoas em situação de insegurança alimentar no Programa de Aquisição de Alimentos emergencial (PAE-AF), no valor de 6 mil reais anuais para agricultores e 7 mil reais anuais no caso de mulheres agricultoras.
     

  • O PL ainda prevê a renegociação de dívidas em função da pandemia.
     

  • A inclusão produtiva rural destina-se a milhares de agricultores e agricultoras pobres e extremamente pobres, que não têm acesso a crédito, assistência técnica e comercialização.
     

  • Um valor de 2,5 mil reais para agricultores familiares e de 3,5 mil reais para agricultoras, que serão utilizados na produção de alimentos básicos, permitindo a melhoria da alimentação dessas famílias e, também, gerando renda pela comercialização dos produtos.
     

  • O PL 823/2021 foi aprovado pela ampla maioria dos deputados e deputadas, senadores e senadoras no Congresso Nacional.
     

  • A arrecadação do governo federal tem aumentado significativamente. No primeiro semestre de 2021, o governo arrecadou 881,9 bilhões de reais com uma alta de 24,49% acima da inflação do IPCA, recorde no período. A demanda do fomento produtivo prevista pelo PL 823 não passa de 500 milhões de reais. É justo que o governo federal destine parte da arrecadação recorde para apoiar a agricultura familiar camponesa a produzir e doar alimentos para quem tem fome.
     

  • Agricultores e agricultoras familiares recentemente tiveram expressivas perdas ocasionadas pela seca em todo o país e geadas nas regiões sul e sudeste.
     

  • Sem o Projeto de Lei (PL) 823/2021 a inflação, a escassez dos alimentos, assim como a fome no Brasil aumentarão.


Assinaram o documento:

Aliança Pela Alimentação Adequada e Saudável

Articulação Nacional de Agroecologia - ANA

Articulação Semiárido Brasileiro - ASA

Associação Brasileira de Agroecologia - ABA

Central de Movimentos Populares - CMP

Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares - CONTAG

Confederação Nacional dos Agricultores e Agricultoras Familiares do Brasil- CONTRAF

Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Quilombolas - CONAQ

Comissão de Presidentes e Presidentas dos Conseas Estaduais - CPCE

Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional - FBSSAN

Organização pelo Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas - FIAN-Brasil

Greenpeace Brasil

Movimento de Mulheres Camponesas – MMC

Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB

Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA

Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais - MPP

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST

Movimento dos Atingidos Pela Mineração - MAM

Movimento Camponês Popular - MCP

Movimento dos Trabalhadores Sem Teto - MTST

Pacto pela Restauração da Mata Atlântica

Terra de Direitos

União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias - UNICOPAS

Via Campesina Brasil

WWF - Brasil

 

Edição: Vivian Virissimo

Leia na Íntegra: 

https://www.brasildefato.com.br/2021/09/13/pl-da-agricultura-familiar-esperado-desde-inicio-da-pandemia-aguarda-sancao-de-bolsonaro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​JÁ ESTÁ DISPONÍVEL EM E-BOOK O ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA NO PARANÁ

Um esforço coletivo do Observatório da Questão Agrária no Paraná junto a movimentos sociais e povos e comunidades que mostram a diversidade das relações, práticas e dos conflitos pela terra e território paranaenses.   Convidamos a todxs a se apropriar dessa leitura ampla e crítica sobre o campo no estado e esperamos que o Atlas seja objeto de leitura e divulgação, de uso como material didático e de formação, e acima de tudo que possa contribuir ao debate sobre o Paraná que temos e o que queremos.   Logo abaixo você pode clicar na imagem e Baixar o documento para ter acesso ao Atlas e desfrutar da leitura:  

NOTA DE REPÚDIO

A Rede de Pesquisadores sobre a Questão Agrária no Paraná, integrada por pesquisadores de oito universidades públicas do estado, vem a público manifestar preocupação em face do cerceamento do exercício profissional da Geógrafa e pesquisadora Márcia Yukari Mizusaki, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) por meio de ameaças motivadas pelo trabalho realizado junto às comunidades indígenas   do Município de Dourados, no Mato Grosso do Sul. À preocupação com esse que poderia ser um ato isolado, perpetrado por indivíduos que sentem-se à vontade para atentar contra os Direitos Constitucionais da servidora e dos indígenas, soma-se o repúdio à semelhante conduta do Jornal Diário MS, veículo de imprensa investido da tarefa pública de informação graças à concessão de que desfruta. A materia "Índios ampliam invasões de propriedades em Dourados", assinada por Marcos Santos, publicada no dia 22 de agosto último, é um exercício explícito de incitação à intolerância étnica