Pular para o conteúdo principal

Curso de Formação "A questão agrária no Paraná: faces, sujeitos, resistências e representações"


A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e o Observatório da Questão Agrária no Paraná realizarão a partir de outubro de 2021 o Curso de Formação “A questão agrária no Paraná: faces, sujeitos, resistências e representações”.


O curso terá como material base o Atlas da Questão Agrária no Paraná: diálogos em construção, além disso, contará com certificação e carga horária de 20 horas, sendo realizado no formato remoto (online síncrono).


A imagem da VIII Jornada de Pesquisas da Questão Agrária no Paraná que ocorreu em 2020 foi retirada do Youtube. *


Serão 50 vagas ofertadas, destinadas a professores e professoras das escolas do campo e comunidades; estudantes de graduação em Educação do Campo; professores e professoras das escolas municipais e estaduais em geral; movimentos sociais; e graduados em qualquer área do conhecimento.


O período de inscrição será de 22/10/2021 a 26/10/2021 no site do Observatório da Questão Agrária no Paraná via link a ser disponibilizado futuramente. 


As oficinas estão assim constituídas: 



Esperamos vocês lá!


* Para ver os vídeos da última Jornada de Pesquisa da Questão Agrária no Paraná é só entrar em nosso canal no Youtube que está disponível no link https://www.youtube.com/channel/UCpQS121rY-00mxnLs80PAHQ ou aperta na aba de "Redes Sociais" no canto direito.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​JÁ ESTÁ DISPONÍVEL EM E-BOOK O ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA NO PARANÁ

Um esforço coletivo do Observatório da Questão Agrária no Paraná junto a movimentos sociais e povos e comunidades que mostram a diversidade das relações, práticas e dos conflitos pela terra e território paranaenses.   Convidamos a todxs a se apropriar dessa leitura ampla e crítica sobre o campo no estado e esperamos que o Atlas seja objeto de leitura e divulgação, de uso como material didático e de formação, e acima de tudo que possa contribuir ao debate sobre o Paraná que temos e o que queremos.   Logo abaixo você pode clicar na imagem e Baixar o documento para ter acesso ao Atlas e desfrutar da leitura:  

NOTA DE REPÚDIO

A Rede de Pesquisadores sobre a Questão Agrária no Paraná, integrada por pesquisadores de oito universidades públicas do estado, vem a público manifestar preocupação em face do cerceamento do exercício profissional da Geógrafa e pesquisadora Márcia Yukari Mizusaki, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) por meio de ameaças motivadas pelo trabalho realizado junto às comunidades indígenas   do Município de Dourados, no Mato Grosso do Sul. À preocupação com esse que poderia ser um ato isolado, perpetrado por indivíduos que sentem-se à vontade para atentar contra os Direitos Constitucionais da servidora e dos indígenas, soma-se o repúdio à semelhante conduta do Jornal Diário MS, veículo de imprensa investido da tarefa pública de informação graças à concessão de que desfruta. A materia "Índios ampliam invasões de propriedades em Dourados", assinada por Marcos Santos, publicada no dia 22 de agosto último, é um exercício explícito de incitação à intolerância étnica