Neste 7 de Setembro, a palavra de ordem “Fora Bolsonaro” marcou o Grito dos/as Excluídos/as realizado em Campo Magro, na região Metropolitana de Curitiba (PR).
Cerca de 1.200 famílias lutam justamente pelos direitos presentes no lema do Grito deste ano: “Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda, já!”, que se reunirão na comunidade Nova Esperança.
Valdecir Ferreira da Silva, integrante da coordenação da comunidade Nova Esperança e liderança do Movimento Popular por Moradia (MPM), enfatiza a piora nas condições de vida das famílias da periferia, em especial por moradia e alimento.
“Nós gritamos fora Bolsonaro porque é um governo que está indo contra tudo que nós entendemos como direito à vida, saúde, educação e bem-estar do povo comum […]. Enquanto tiver esse governo genocida, nós vamos estar aqui participando de todos os gritos que se opõem a esse governo genocida”, garante a liderança comunitária.
Ato na ocupação Nova Esperança. Foto: Leo Silva/Quem TV
Também como parte do Grito, a ação Marmitas da Terra produziu e distribuiu 1.500 marmitas feitas com alimentos da Reforma Agrária Popular. O alimento foi entregue a pessoas em situação de rua do centro da capital, e também enviadas a comunidades em situação de vulnerabilidade, entre elas a Nova Esperança.
Ação Marmitas da Terra produziu e distribuiu 1.500 marmitas feitas com alimentos da Reforma Agrária Popular. Foto: Jade Azevedo/MST-PR
O que é o Grito dos(as) Excluídos(as)
O Grito dos(as) Excluídos(as) é uma mobilização nacional realizada desde 1995, como um contraponto ao Grito do Ipiranga, que não trouxe a verdadeira independência ao povo brasileiro. O lema permanente é “A vida em primeiro lugar”, bastante atual neste contexto de pandemia da Covid-19, aumento da fome e do desemprego no país.
Na edição deste ano, o Grito traz como lema “Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda, já!”. Além das pautas locais, o Grito se soma aos protestos nacionais #ForaBolsonaro, marcados para ocorrer em todo o Brasil, na mesma data.
Edição: Solange Engelmann
Para saber mais da notícia, leia na íntegra:
https://mst.org.br/2021/09/08/grito-dos-as-excluidos-as-tem-fora-bolsonaro-e-inauguracao-de-padaria-comunitaria-na-regiao-metropolitana-de-curitiba/
Comentários
Postar um comentário