Pular para o conteúdo principal

Grito dos/as Excluídos/as tem “Fora Bolsonaro”

 Neste 7 de Setembro, a palavra de ordem “Fora Bolsonaro” marcou o Grito dos/as Excluídos/as realizado em Campo Magro, na região Metropolitana de Curitiba (PR).

Cerca de 1.200 famílias lutam justamente pelos direitos presentes no lema do Grito deste ano: “Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda, já!”, que se reunirão na comunidade Nova Esperança. 


Valdecir Ferreira da Silva, integrante da coordenação da comunidade Nova Esperança e liderança do Movimento Popular por Moradia (MPM), enfatiza a piora nas condições de vida das famílias da periferia, em especial por moradia e alimento. 


“Nós gritamos fora Bolsonaro porque é um governo que está indo contra tudo que nós entendemos como direito à vida, saúde, educação e bem-estar do povo comum […]. Enquanto tiver esse governo genocida, nós vamos estar aqui participando de todos os gritos que se opõem a esse governo genocida”, garante a liderança comunitária.  


Ato na ocupação Nova Esperança. Foto: Leo Silva/Quem TV


Também como parte do Grito, a ação Marmitas da Terra produziu e distribuiu 1.500 marmitas feitas com alimentos da Reforma Agrária Popular. O alimento foi entregue a pessoas em situação de rua do centro da capital, e também enviadas a comunidades em situação de vulnerabilidade, entre elas a Nova Esperança. 


Ação Marmitas da Terra produziu e distribuiu 1.500 marmitas feitas com alimentos da Reforma Agrária Popular. Foto: Jade Azevedo/MST-PR 


O que é o Grito dos(as) Excluídos(as) 


O Grito dos(as) Excluídos(as) é uma mobilização nacional realizada desde 1995, como um contraponto ao Grito do Ipiranga, que não trouxe a verdadeira independência ao povo brasileiro. O lema permanente é “A vida em primeiro lugar”, bastante atual neste contexto de pandemia da Covid-19, aumento da fome e do desemprego no país. 


Na edição deste ano, o Grito traz como lema “Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda, já!”. Além das pautas locais, o Grito se soma aos protestos nacionais #ForaBolsonaro, marcados para ocorrer em todo o Brasil, na mesma data. 


Edição: Solange Engelmann


Para saber mais da notícia, leia na íntegra: 

https://mst.org.br/2021/09/08/grito-dos-as-excluidos-as-tem-fora-bolsonaro-e-inauguracao-de-padaria-comunitaria-na-regiao-metropolitana-de-curitiba/ 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​JÁ ESTÁ DISPONÍVEL EM E-BOOK O ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA NO PARANÁ

Um esforço coletivo do Observatório da Questão Agrária no Paraná junto a movimentos sociais e povos e comunidades que mostram a diversidade das relações, práticas e dos conflitos pela terra e território paranaenses.   Convidamos a todxs a se apropriar dessa leitura ampla e crítica sobre o campo no estado e esperamos que o Atlas seja objeto de leitura e divulgação, de uso como material didático e de formação, e acima de tudo que possa contribuir ao debate sobre o Paraná que temos e o que queremos.   Logo abaixo você pode clicar na imagem e Baixar o documento para ter acesso ao Atlas e desfrutar da leitura:  

NOTA DE REPÚDIO

A Rede de Pesquisadores sobre a Questão Agrária no Paraná, integrada por pesquisadores de oito universidades públicas do estado, vem a público manifestar preocupação em face do cerceamento do exercício profissional da Geógrafa e pesquisadora Márcia Yukari Mizusaki, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) por meio de ameaças motivadas pelo trabalho realizado junto às comunidades indígenas   do Município de Dourados, no Mato Grosso do Sul. À preocupação com esse que poderia ser um ato isolado, perpetrado por indivíduos que sentem-se à vontade para atentar contra os Direitos Constitucionais da servidora e dos indígenas, soma-se o repúdio à semelhante conduta do Jornal Diário MS, veículo de imprensa investido da tarefa pública de informação graças à concessão de que desfruta. A materia "Índios ampliam invasões de propriedades em Dourados", assinada por Marcos Santos, publicada no dia 22 de agosto último, é um exercício explícito de incitação à intolerância étnica