Pular para o conteúdo principal

Nasce a rede camponesa de Agroecologia do Noroeste do Paraná

* Texto originalmente postado em abril de 2014.

É com imensa alegria que noticiamos o início da estruturação da Rede de Agroecologia no Noroeste Paranaense, um trabalho aplicado à realidade dos assentamentos de reforma agrária. No último dia 5 de abril realizou-se no Centro de Formação Ernesto Guevara – CEPAG, em Santa Cruz do Monte Castelo o II Seminário Camponês de Agroecologia, reunindo a equipe do Laboratório de Geografia Agrária do departamento de Geografia da UEM, - LAGEA, assentados da região e técnicos de empresas de Assistência Técnica Rural - ATER.


As atividades do dia privilegiaram a troca de saberes, com mística própria, um curso de armazenagem de sementes, deliberações sobre as unidades demonstrativas, formação de um comitê de articulação da Rede e troca de sementes, que a princípio ainda é chamada entre os camponeses de crioulas. Este dia “também foi alimentado” com uma deliciosa galinhada, preparada com produtos orgânicos e frango caipira. A decisão da equipe vinculada ao LAGEA e ao projeto de Apoio à Produção Agroecológica e Resgate de Sementes Crioulas do Noroeste do Paraná - APARESC - de lutar pela difusão da agroecologia camponesa insere-se no direito do agricultor de autonomia produtiva, com o resgate de sementes crioulas, pertinentemente também chamadas de próprias.

Do contrário, ele, o camponês, está sujeitado a comprar a cada safra, sementes de empresas multinacionais, o que implica também em adquirir da mesma empresa os insumos químicos correlacionados. Ademais, pretende-se com o fortalecimento dessa Rede a ampliação das garantias de soberania alimentar, saúde para os povos do campo e da cidade e respeito ao meio ambiente.

Assim, a agroecologia frutifica-se na medida que requer maior sintonia do agricultor com os elementos tangentes aos cultivos, como é o caso de duas propriedades produtoras de arroz da região, que registram expressiva colheita valendo-se de manejo adequado e adubação responsável sem o uso de agrotóxicos.

Um momento deste dia que merece destaque foi a troca de sementes entre os assentados, o que envolveu também troca de saberes e experiências. Nos sensibilizou e alegrou a variedade de espécies alimentares que ainda são cultivadas e que agora foram difundidas neste intercâmbio. Citamos por exemplo: flor margaridão, uva japão, sorgo sacarina, abóbora gigante, melão caipira, amendoim de árvore, gergelim crioulo, moringa, melancia amarela, além de diversos tipos de sementes de milho e feijão que há muito tempo tinham deixados de serem cultivados.

Para o próximo mês, o coletivo de agricultores camponeses envolvidos nesta Rede fará uma oficina na 13ª Jornada de Agroecologia, de 21 a 24 de maio na Escola Milton Santos, localizada no município de Paiçandu/PR a fim de compartilhar vivências e anseios sobre a Rede de Agroecologia do Noroeste Paranaense. É nesse intuito de trabalho coletivo reunindo esforço dos camponeses assentados, de técnicos, agrônomos e os geógrafos pesquisadores do LAGEA que os fios da Rede de Agroecologia do Noroeste do Paraná estão sendo tecidos.
Em conjunto, estamos encontrando o caminho, e, esperamos que nele, afora as dificuldades, possamos sempre ver flores!!!

Grupo de Trabalho do Laboratório de Geografia Agrária do DGE – UEM - LAGEA
Projeto APARESC

Postagens mais visitadas deste blog

​JÁ ESTÁ DISPONÍVEL EM E-BOOK O ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA NO PARANÁ

Um esforço coletivo do Observatório da Questão Agrária no Paraná junto a movimentos sociais e povos e comunidades que mostram a diversidade das relações, práticas e dos conflitos pela terra e território paranaenses.   Convidamos a todxs a se apropriar dessa leitura ampla e crítica sobre o campo no estado e esperamos que o Atlas seja objeto de leitura e divulgação, de uso como material didático e de formação, e acima de tudo que possa contribuir ao debate sobre o Paraná que temos e o que queremos.   Logo abaixo você pode clicar na imagem e Baixar o documento para ter acesso ao Atlas e desfrutar da leitura:  

NOTA DE REPÚDIO

A Rede de Pesquisadores sobre a Questão Agrária no Paraná, integrada por pesquisadores de oito universidades públicas do estado, vem a público manifestar preocupação em face do cerceamento do exercício profissional da Geógrafa e pesquisadora Márcia Yukari Mizusaki, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) por meio de ameaças motivadas pelo trabalho realizado junto às comunidades indígenas   do Município de Dourados, no Mato Grosso do Sul. À preocupação com esse que poderia ser um ato isolado, perpetrado por indivíduos que sentem-se à vontade para atentar contra os Direitos Constitucionais da servidora e dos indígenas, soma-se o repúdio à semelhante conduta do Jornal Diário MS, veículo de imprensa investido da tarefa pública de informação graças à concessão de que desfruta. A materia "Índios ampliam invasões de propriedades em Dourados", assinada por Marcos Santos, publicada no dia 22 de agosto último, é um exercício explícito de incitação à intolerância étnica