Pular para o conteúdo principal

Resgatando saberes: cultivo e uso das plantas medicinais no Bairro Padre Ulrico, Francisco Beltrão - PR

  O projeto “Resgatando saberes...” é coordenado pelo professor Luiz Carlos Flávio, vinculado ao Grupo de Estudos Territoriais – GETERR, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão. Teve aprovação junto ao programa de Extensão “Universidade Sem Fronteiras da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior” e é financiado com recursos do Fundo Paraná, no período de setembro de 2015 a agosto de 2016.
  Contribuem para sua execução vários professores da Unioeste (principalmente da Geografia), bolsistas pertencentes às áreas de Geografia, Engenharia Ambiental e Agronomia, alguns colaboradores da Nutrição e Direito, bem como Associação de Jovens, integrantes de igrejas, escolas, posto de saúde e a comunidade do Bairro Padre Ulrico, Prefeitura de Francisco Beltrão, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entre outros.
  As plantas medicinais têm sofrido uma flagrante ameaça de serem esquecidas, diante da hegemonia da indústria farmacêutica, cujo poder econômico, político e cultural tem imperado em nossos dias. O bairro Padre Ulrico, situado na “periferia pobre” de Francisco Beltrão, conta com população oriunda, em parte, do espaço rural. Assim, é depositária de importante patrimônio cultural referente ao conhecimento de plantas medicinais.
  O principal objetivo do projeto é resgatar, valorizar e salvaguardar o patrimônio cultural dos saberes tradicionais referentes ao cultivo e utilização das plantas medicinais no bairro Padre Ulrico, Francisco Beltrão - PR. Para tanto, a população do bairro está sendo mobilizada, a partir de organizações locais (escolas, igrejas, associações, posto de saúde, entre outros). Estamos também, procurando formas de incentivar a participação da população, seja através de cartazes, convites individuais, etc.
  A ideia é proporcionar pesquisas, atividades, debates, palestras, cursos (de remédios caseiros, culinária, cultivo, entre outros) e visitas a outros projetos que trabalham o mesmo tema. Dentre as ações que se encontram em andamento, organizaremos um espaço no Viveiro Municipal - parque Irmão Cirilo para a produção de mudas de plantas medicinais, as quais serão doadas gratuitamente à comunidade, que será estimulada a construir pequenas hortas medicinais domésticas, bem como realizar trocas de mudas de plantas e de conhecimentos a seu respeito. Tudo objetivando oferecer aos moradores do bairro aprendizados envolvendo o cultivo, utilização e divulgação dos múltiplos benefícios das plantas medicinais que podem contribuir efetivamente com a saúde de tal população.
  Como resultado final do projeto (pesquisas bibliográficas, resgate dos saberes dos velhos, cursos e atividades no bairro) também publicaremos um livro/cartilha contemplando informações sobre o cultivo e uso de plantas medicinais. Este será doado à comunidade e às bibliotecas de escolas e universidades.
  Umas das frentes de trabalho em execução é no Colégio Estadual Léo Flach, inicialmente com as turmas dos 6º anos. 

 Antigo morador do bairro, Sr. Edmilson, falando da importância das plantas medicinais a alunos do Colégio
 Estadual Léo Flach – 22/10/2015.

 Reunião de planejamento com equipe do projeto e professores do Colégio Estadual Léo Flach - 31/08/2015

 Reunião de planejamento realizada com moradores e lideranças do bairro Padre Ulrico – 29/09/2015


  Esperamos, por fim, que o projeto obtenha êxito em efetivar as ações propostas, cumprindo seu papel de incentivar o resgate, cultivo e uso de plantas medicinais para uso fitoterápico. Além de que o resgate deste patrimônio cultural nos faz também indagar a necessidade de uma “religação” da relação homem/natureza de modo respeitoso e interativo, de modo a democratizar os conhecimentos secularmente produzidos tanto pelos homens simples quanto pela ciência.


Unioeste - Grupo de Estudos Territoriais 
Matéria publicada originalmente em 
                                        http://questaoagrariapr.webs.com

Postagens mais visitadas deste blog

​JÁ ESTÁ DISPONÍVEL EM E-BOOK O ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA NO PARANÁ

Um esforço coletivo do Observatório da Questão Agrária no Paraná junto a movimentos sociais e povos e comunidades que mostram a diversidade das relações, práticas e dos conflitos pela terra e território paranaenses.   Convidamos a todxs a se apropriar dessa leitura ampla e crítica sobre o campo no estado e esperamos que o Atlas seja objeto de leitura e divulgação, de uso como material didático e de formação, e acima de tudo que possa contribuir ao debate sobre o Paraná que temos e o que queremos.   Logo abaixo você pode clicar na imagem e Baixar o documento para ter acesso ao Atlas e desfrutar da leitura:  

NOTA DE REPÚDIO

A Rede de Pesquisadores sobre a Questão Agrária no Paraná, integrada por pesquisadores de oito universidades públicas do estado, vem a público manifestar preocupação em face do cerceamento do exercício profissional da Geógrafa e pesquisadora Márcia Yukari Mizusaki, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) por meio de ameaças motivadas pelo trabalho realizado junto às comunidades indígenas   do Município de Dourados, no Mato Grosso do Sul. À preocupação com esse que poderia ser um ato isolado, perpetrado por indivíduos que sentem-se à vontade para atentar contra os Direitos Constitucionais da servidora e dos indígenas, soma-se o repúdio à semelhante conduta do Jornal Diário MS, veículo de imprensa investido da tarefa pública de informação graças à concessão de que desfruta. A materia "Índios ampliam invasões de propriedades em Dourados", assinada por Marcos Santos, publicada no dia 22 de agosto último, é um exercício explícito de incitação à intolerância étnica