Pular para o conteúdo principal

Solidariedade e Luta de Classes: os 20 anos da COPAVI

* Texto originalmente postado em dezembro de 2013.

Por Janaina Stronzake, do
Grupo de Trabalho do Laboratório de Geografia Agrária – DGE/UEM

Quando se chega ao Centro Comunitário da COPAVI, um cartaz diz “você está em uma terra libertada”, e faz a gente sentir forte consciência do chão que pisamos. O cheiro bom de comida se junta ao chilreio de pássaros, vozes humanas, e o vento movendo folhas e cabelos. Senti isto há quatro meses, quando voltei a viver na Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória, a COPAVI, em Paranacity, noroeste do Paraná. Pus-me a pensar sobre a longevidade desta cooperativa, cujos objetivos apontam para além da sociedade burguesa, e a solidariedade de classe aparece como elemento fundamental. 

Contrariando análises que apontariam a inviabilidade da reforma agrária, o êxodo rural e a agricultura sem agricultores/as como corolário do desenvolvimento, Ricardo Abramovay (2000) indica justamente o contrário; segundo ele, em países desenvolvidos, mais de um quarto da população ativa economicamente, está residindo no campo. No Brasil, “a década de 1990 registra um fenômeno inédito na história do país: o ritmo do êxodo rural desacelera-se de maneira nítida e, ao final dos anos 1990, já se registram tanto a migração de retorno em direção a pequenos municípios, como o crescimento da população rural em diversas regiões do País.” (Abramovay, 2000). Parte deste fenômeno, a COPAVI conta com uma juventude decidida a não sair do campo.

Estes jovens se sentem camponeses/as, que unem o trabalho manual e intelectual, embora alguns/algumas nos contam da resistência que têm ao trabalho intelectual, historicamente negado à classe trabalhadora. Um dos entrevistados, fala do que é ser camponês: “é ter pertença a uma classe, é ter pertença a um modo de vida. É acreditar e defender a vida e o cuidado da terra, lutando por ela, preservando, seja intelectualmente seja com as próprias mãos no chão. É enfrentar o agronegócio, ter compromisso com o povo do campo e com a classe trabalhadora”.

Caminhar pela COPAVI, 20 anos depois, é encher os olhos de futuro camponês, com o bosque produtivo, as vacas leiteiras, a horta, os pomares. É ver as contradições junto da paciência e energia para superá-las. Um cheiro de caldo de cana cozinhando acalenta o coração, dando esperança de que o ser humano pode sim transformar o mundo, para além de interpretá-lo. Para construir este sonho, somente com o compromisso solidário na luta de classes. 

 

Clique aqui para ler o texto na íntegra.
Fonte das fotos: Acervo da COPAVI.

Postagens mais visitadas deste blog

​JÁ ESTÁ DISPONÍVEL EM E-BOOK O ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA NO PARANÁ

Um esforço coletivo do Observatório da Questão Agrária no Paraná junto a movimentos sociais e povos e comunidades que mostram a diversidade das relações, práticas e dos conflitos pela terra e território paranaenses.   Convidamos a todxs a se apropriar dessa leitura ampla e crítica sobre o campo no estado e esperamos que o Atlas seja objeto de leitura e divulgação, de uso como material didático e de formação, e acima de tudo que possa contribuir ao debate sobre o Paraná que temos e o que queremos.   Logo abaixo você pode clicar na imagem e Baixar o documento para ter acesso ao Atlas e desfrutar da leitura:  

NOTA DE REPÚDIO

A Rede de Pesquisadores sobre a Questão Agrária no Paraná, integrada por pesquisadores de oito universidades públicas do estado, vem a público manifestar preocupação em face do cerceamento do exercício profissional da Geógrafa e pesquisadora Márcia Yukari Mizusaki, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) por meio de ameaças motivadas pelo trabalho realizado junto às comunidades indígenas   do Município de Dourados, no Mato Grosso do Sul. À preocupação com esse que poderia ser um ato isolado, perpetrado por indivíduos que sentem-se à vontade para atentar contra os Direitos Constitucionais da servidora e dos indígenas, soma-se o repúdio à semelhante conduta do Jornal Diário MS, veículo de imprensa investido da tarefa pública de informação graças à concessão de que desfruta. A materia "Índios ampliam invasões de propriedades em Dourados", assinada por Marcos Santos, publicada no dia 22 de agosto último, é um exercício explícito de incitação à intolerância étnica