* Texto originalmente postado em março de 2014.
Por considerarmos um trabalho relevante para o processo histórico paranaense, destacamos que no mês de dezembro de 2013, foi defendida no Programa de Pós Graduação em Geografia da UEM a tese de doutorado de Edson Noriyuki Yokoo, professor da UNESPAR – Campus de Campo Mourão e membro do Laboratório de Geografia Agrária - LAGEA – DGE – UEM.
A presente tese doutoral com o título: A dinâmica das frentes de ocupação territorial na Mesorregião Centro-Ocidental Paranaense tem por objetivo compreender a dinâmica da mobilidade espacial das frentes de ocupação territorial nos interflúvios dos vales dos rios Piquiri e Ivaí. Nesse estudo o autor identifica três frentes de ocupação territorial: a) frente de ocupação, que constituiu o Território Tradicional Indígena originado desde os tempos imemoriais e a consequente desterritorialização entre o final do século XIX e meados do século XX; b) após a “limpeza étnica” se inicia o avanço das frentes de expansão formados por caboclos e camponês-posseiros, delimitados no espaço temporal entre 1903 a 1939; e, finalmente o avanço das frentes pioneiras, isto é, de colonização dirigida aos agricultores e colonos, demarcados entre os anos de 1939 a 1960, quando se encerrou o processo de colonização no território paranaense.
Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizada a literatura geo-histórica sobre o avanço e ocupação territorial e processos de colonização oficial e empresarial; utilizou, também, documentos cartográficos e iconográficos; entrevistas com os atores sociais das comunidades regionais, do Paraná Tradicional, ou sulista; a nortista e os sudoestino, ou gaúcha que apropriaram os territórios nos vales dos rios Piquiri e Ivaí. Nesse sentido, mediante trabalho de campo e reflexões, o autor pode considerar este fato como o primeiro fenômeno de sobreposição das frentes de ocupação territorial no Brasil. O trabalho tem como palavras-chave: Colonização. Posseiros. Território. Obrageros.
Postado pelo grupo de trabalho do Laboratório de Geografia Agrária - LAGEA – DGE - UEM